InícioEditorialPolítica NacionalSTF forma maioria para liberar delação premiada em ações de improbidade

STF forma maioria para liberar delação premiada em ações de improbidade

Até o momento, seis ministros já acompanham voto do relator, Alexandre de Moraes; tema tem repercussão geral reconhecida, ou seja, será aplicada em casos semelhantes em outras instâncias do Judiciário

Nelson Jr./SCO/STF

Em seu voto, Moraes defendeu que atos de improbidade envolvem “desvio de conduta” de agentes públicos e a colaboração premiada pode ser um “valioso instrumento”

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta segunda-feira, 26, para autorizar o uso de delação premiada em ações de improbidade administrativa. O julgamento foi retomado pela terceira vez, em plenário virtual, após dois pedidos de vista (mais tempo de análise). Até o momento, seis ministros acompanham o relator, ministro Alexandre de Moraes. São eles: Dias Toffoli, Edson Fachin, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. Em seu voto, Moraes defendeu que atos de improbidade envolvem “desvio de conduta” de agentes públicos e a colaboração premiada pode ser um “valioso instrumento” do combate à corrupção. “Em respeito à finalidade de garantir a eficácia no combate à improbidade administrativa, a LIA (Lei de Improbidade Administrativa) deve ser interpretada no contexto da evolução do microssistema legal de proteção ao patrimônio público e de combate à corrupção e com absoluta observância ao princípio constitucional da eficiência”, argumentou o magistrado. A votação segue aberta no âmbito virtual até a próxima sexta-feira, 30. Anteriormente, o Supremo já havia autorizado uso de delação premiada e acordos de leniência sobre atos de improbidade administrativa. O julgamento atual, no entanto, tem repercussão geral reconhecida, o que significa que a decisão da Corte passará a ser adotada por todas as instâncias da Justiça.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PF deflagra operação para apurar ameaças ao presidente do União Brasil

São cumpridos 5 mandados de busca e apreensão no interior do Pernambuco; os alvos...

Paraná Pesquisas: 61% acham que podem ser punidos por falar e escrever

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (7/5) revela que 61% dos brasileiros consideram que podem ser...

Cascão, da ‘Turma da Mônica’, quebra tabu e entra na água para ajudar o RS; entenda

A Turma da Mônica, criada pelo cartunista Mauricio de Sousa, em 1970,  tem inúmeros...

Cármen Lucia diz que tem medo de ‘coronelismo’ nas redes sociais

Durante evento realizado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) em parceria com a...

Mais para você