InícioEditorialPolítica NacionalSTF forma maioria para manter Zambelli ré

STF forma maioria para manter Zambelli ré

Parlamentar foi denunciada pela PGR após ter perseguido apoiador do presidente Lula com arma de punho em São Paulo em outubro do ano passado

Reprodução/Twitter/antonionetopdt

Carla Zambelli disse que sacou arma após ser atacada por petistas

A maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira, 23, por manter a decisão que tornou ré a deputada federal Carla Zambelli. O julgamento tramita em plenário virtual, modalidade na qual os ministros da Corte inserem os votos no sistema eletrônico e não há sessões para debate. O STF abriu uma ação penal contra a parlamentar em agosto deste ano por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo, após uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo episódio ocorrido em outubro do ano passado, na véspera do segundo turno, quando a parlamentar discutiu com um apoiador do então candidato Lula, em um bairro nobre de São Paulo. Na ocasião, ela perseguiu o homem com arma de punho. A defesa de Zambelli recorreu da decisão afirmando que, por ela ter porte de arma, não configurou atitude criminosa. O decano do STF, ministro Gilmar Mendes, ao justificar o seu voto afirmou que “a decisão de admissão da denúncia explicitou compreensão conforme a qual a existência do porte, nas circunstâncias fáticas narradas pela incoativa, pode não afastar a existência do delito”. Até o o momento, ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Dias Toffoli seguiram o posicionamento do decano. Os votos devem ser apresentados até esta sexta-feira, 24.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Van atropela 15 ciclistas na BR-040 em Minas Gerais

Quinze ciclistas foram atropelados por uma van durante um trajeto pela BR-040, na altura...

Casa Civil diz que mais de 9.200 obras do PAC precisam de emendas parlamentares para saírem do papel

A Casa Civil revelou que mais de 9.200 obras selecionadas para o Novo Programa...

“Levar à Justiça foi um erro primário”, diz Pacheco sobre desoneração

Presidente do Senado defende a necessidade do diálogo e da negociação e diz que...

CGU identifica pagamentos de aposentadorias e benefícios a 17.738 pessoas mortas desde 2019

Foto: Divulgação Controladoria-Geral da União 30 de abril de 2024 | 19:35 Levantamento...

Mais para você