InícioEditorialPolítica Nacional‘Supremo está usurpando a competência do STJ’, diz ex-presidente do TJ sobre...

‘Supremo está usurpando a competência do STJ’, diz ex-presidente do TJ sobre afastamento de Ibaneis

A intervenção federal no Distrito Federal decretada após os atos de 8 de janeiro termina nesta terça-feira, 31. O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após centenas de manifestantes invadirem os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, o ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Ivan Sartori, falou sobre o fim da intervenção, dizendo que o decreto é claro ao estabelecer o fim da intervenção e que a governadora em exercício deverá nomear um novo secretário de Segurança Pública. “O decreto de intervenção é bastante claro de que (o procedimento) vai até hoje. Isso não pode se prolongar mais, o interventor deve deixar imediatamente a direção da Secretaria de Segurança Pública. […] É conveniente que o interventor faça uma prestação de contas do que ele geriu na secretaria de segurança púbica para o novo secretário que deve ser nomeado”, disse Sartori.

O entrevistado disse ainda acreditar que, a partir desta quarta-feira, 1º, a situação deverá ser normalizada, uma vez que o decreto provavelmente não será renovado. “Ele não pode continuar tomando decisões, porque, a partir de amanhã, não será mais interventor que, provavelmente não será renovado. […] Acredito que agora a situação deva se normalizar, mas o governador continua afastado”, continuou Sartori. Além disso, o ex-presidente do TJ-SP falou sobre o afastamento do governador Ibaneis Rocha, determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, dizendo que a decisão do magistrado é inconstitucional e que o STF estaria usurpando a competência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “O novo secretário será nomeado pela governadora em exercício, já que o governador Ibaneis está afastado, não por decisão do Congresso, mas por decisão do Supremo que eu reputo. Uma decisão inconstitucional, porque que a competência para isso, se tratando de crime, é do STJ. O Supremo está usurpando a competência do STJ”, concluiu.

Confira a entrevista na íntegra:

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ícone da comunicação e fundador da Jovem Pan: ‘Seu Tuta’ morre aos 93 anos

O comunicador Antonio Augusto Amaral de Carvalho, conhecido como “Seu Tuta”, morreu aos 93...

Líder da oposição na AL-BA critica pedido de empréstimo de R$ 2,8 bi do governo do estado: “É uma loucura”

O deputado estadual e líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Alan...

Vereador André Fraga revela expectativa para apreciação do PDDU na Câmara até 2026

Vereador reeleito com 14.128 votos, André Fraga revelou sua expectativa de que até 2026...

Projeto que capacita jovens na área da beleza é inaugurado no DF

O projeto Geração Pro, que capacita jovens gratuitamente como cabeleireiros, foi inaugurado nesta segunda-feira...

Mais para você