Novo conselheiro do Tribunal de Contas da União deverá ser escolhido nesta terça-feira; escolhido pelo governador, Marco Bertaiolli não é bem-visto pelos deputados estaduais
Fernando Nascimento / Governo do Estado de São Paulo – 09/07/2023
Tarcísio de Freitas vai receber deputados estaduais para uma reunião no Palácio dos Bandeirantes
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vai receber deputados estaduais para uma reunião no Palácio dos Bandeirantes na noite desta segunda-feira, 4. Entre os convidados estão parlamentares da base de apoio na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e o presidente da Casa, André do Prado (PL). Um dos assuntos do encontro, marcado para acontecer por volta das 19h, deve ser a eleição no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O novo conselheiro, que deverá ser escolhido nesta terça-feira, 5, pelos parlamentares, entra no lugar de Edgard Camargo Rodrigues, que vai se aposentar. A vaga é uma das mais disputadas no Estado, uma vez que escolhido para o cargo participa dos julgamentos das contas do governo e da prefeitura.
Há insatisfação dos deputados estaduais com o escolhido de Tarcisio, o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) — em acordo costurado com seu secretário de governo, Gilberto Kassab (PSD), e com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Outros nomes circulam pelos corredores da Alesp. Um deles é o advogado Maxwell Vieira, apoiado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça. Durante a reunião, Tarcísio deve tentar chegar a um acordo com os parlamentares do próprio Republicanos e do PL, por exemplo, que tem a maior bancada da Casa e tem autoridades na lista de divergências sobre o assunto.
Além da vaga no TCE, os problemas na articulação política entre governo estadual e Alesp também devem ser discutidos. Nos bastidores, deputados próximos ao governador criticam a atuação de Tarcísio. Eles falam em falta de diálogo e conhecimento dos projetos e em cargos travados. Há também pedidos por verbas em troca de apoio. Até por isso, Diego Torres Dourado, irmão da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e assessor especial do governador, tem sido visto circulando entre o Palácio dos Bandeirantes e a Alesp no objetivo de melhorar a articulação. Ele foi escalado pela gestão Tarcísio para intermediar as negociações.