InícioNotíciasPolíticaTeixeira de Freitas sedia plenária territorial da V Conferência Estadual dos Direitos...

Teixeira de Freitas sedia plenária territorial da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Plenária territorial da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Foto: Marley Ribeiro)

Nesta terça-feira (01), ocorreu a plenária territorial da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. Parceria da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas — através da Secretaria de Assistência Social —  Governo do Estado da Bahia e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMPED), o evento teve como tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”.

A ocasião é de extrema importância para garantir a participação e representatividade das pessoas com deficiência (PCD) no processo de formulação de políticas públicas que afetam diretamente suas vidas. Essas conferências são espaços democráticos que permitem o diálogo entre governo, sociedade civil, organizações não governamentais e cidadãos com deficiência. Foram recebidos também representantes dos municípios de Itamaraju, Ibirapuã,  Medeiros Neto, Nova Viçosa e Posto da Mata.

Mabiel, pessoa com deficiência física, esteve presente e ressaltou a relevância da plenária: “é muito necessária não só para nós PCD, mas para a sociedade como um todo. E vai muito além da política: é sobre ter empatia e se sensibilizar com o próximo”.

“É uma satisfação muito grande poder apoiar esse evento, participar das discussões e construir propostas para a melhoria na qualidade de vida dos teixeirenses”, disse Danilo Fernandes, secretário de Saúde. “Através de equipamentos como o CER IV e o CAPES, garantimos o acesso igualitário a serviços médicos e de cuidados especializados, atendendo as necessidades de cada caso de forma humanizada”.   

“Esse é um espaço crucial para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde os direitos e necessidades das pessoas com deficiência sejam reconhecidos e atendidos de forma adequada e democrática”, ressaltou Penélope Belitardo, secretária de Assistência Social. “Nossa gestão se compromete em promover a igualdade de oportunidades e garantir o exercício pleno da cidadania por parte de todos os cidadãos, independentemente de suas habilidades ou condições”.

O post Teixeira de Freitas sedia plenária territorial da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mobilização indígena em Brasília vai pressionar contra o marco temporal

Acampamento Terra Livre deve durar 5 dias e organização espera reunir mais de 6...

Monitor da USP diz que ato de Bolsonaro em Copacabana reuniu 32,7 mil pessoas

Foto: Saulo Angelo/Thenews2/Folhapress Ato de Bolsonaro no Rio de Janeiro 21 de abril de...

Destruição da Amazônia reduz etnia Akuntsu a apenas 3 mulheres

A pressão ao longo de décadas de colonizadores e desmatadores reduziu uma das pouco...

Fiscalização da Lei Seca flagra ‘fadas’ cobrando para ajudar motoristas na blitz

A fiscalização da Lei Seca no Rio de Janeiro flagrou motoristas que cobram dinheiro...

Mais para você