A região metropolitana de São Paulo enfrenta mais um dia de transtornos nesta terça-feira, 9, em decorrência das chuvas intensas que atingiram a região nos últimos dias e resultou em falta de energia para milhares de moradores. Nos últimos três meses, a capital registrou pelo menos três casos de apagões causados por temporais. Os temporais derrubaram centenas de árvores, que acabaram danificando os fios de energia. Na última segunda-feira, 8, por exemplo, as pancadas de chuvas intensas ocasionaram a derrubada de parte de uma estrutura metálica no Parque Ibirapuera, na zona sul da capital. Quatro pessoas ficaram feridas.
A remoção das árvores caídas é uma responsabilidade compartilhada por vários serviços públicos e depende das condições em que a árvore se encontra. Caso a árvore não tenha causado danos a veículos ou à rede elétrica, a Prefeitura de São Paulo ou a Defesa Civil podem ser acionadas. Se algum veículo foi atingido, é necessário chamar o Corpo de Bombeiros. Já se a árvore caiu sobre a fiação elétrica, a concessionária de distribuição de energia deve ser acionada.
Para solicitar a remoção de árvores em áreas públicas, o caminho mais rápido é utilizar o portal 156. Para solicitar o restabelecimento de energia, os moradores podem utilizar diferentes canais de atendimento, como aplicativo digital, site da distribuidora de energia, SMS e telefone. No entanto, é importante ressaltar que o atendimento pode demorar, com uma média de 12 horas para a chegada de uma equipe de manutenção.