InícioEditorialPolítica NacionalToffoli solicita transferência para ingressar na 2ª Turma do STF

Toffoli solicita transferência para ingressar na 2ª Turma do STF

Mudança está prevista no regimento interno da Corte, mas depende do aval da presidente Rosa Weber; magistrado poderá herdar ações de interesse ao governo federal

Rosinei Coutinho/SCO/STF

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, pretende mudar de Turma na Corte

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta quinta-feira, 27, um ofício à ministra e presidente da Corte, Rosa Weber, em que solicita autorização para ser transferido da Primeira para a Segunda Turma do STF. Assim, Toffoli passaria a ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski – ministro aposentado no último dia 11. Com isso, o magistrado pode tornar-se responsável pelos julgamentos de recursos da Lava Jato e casos de interesse do governo federal que possam ser levados à Segunda Turma. Uma das ações que Toffoli poderá herdar caso ocupe a vaga deixada por Lewandowski é a notícia-crime do advogado Tacla Duran contra o atual senador, ex-ministro da Justiça e ex-juiz, Sérgio Moro (União Brasil-PR). Com a eventual mudança, o novo integrante do Supremo que será indicado por Lula – caso seja aprovado na sabatina realizada no Senado Federal, irá ocupar a Primeira Turma, no lugar de Toffoli. “Cumprimentando Vossa Excelência, venho manifestar meu interesse em compor a 2ª Turma deste Supremo Tribunal Federal, respeitada a ordem de antiguidade, ou seja, apenas na hipótese de colega mais antigo não demonstrar o mesmo interesse”, diz trecho do documento assinado pelo ministro. Caso seja autorizado, o magistrado poderá atuar com os ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques, André Mendonça e Edson Fachin. A transferência está prevista no regimento interno do Supremo Tribunal Federal, mas a mudança depende do aval do integrante mais antigo, já que este tem prioridade na escolha.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mulher é presa por atacar jovem com soda cáustica por ciúme

A Polícia Militar do Paraná prendeu a suspeita de atacar a jovem Isabelly Aparecida...

Magda é a 12ª chefe da Petrobras desde o 1º mandato de Lula

Em média, comandantes da maior estatal do Brasil têm se segurado no cargo por...

As duas prefeituras de capital que o PT espera vencer em outubro

O PT espera vencer em duas capitais este ano, o que representaria um crescimento...

Inspetor da Civil pesquisou nome do pai de Marielle Franco, um mês antes de crime

Um relatório da Polícia Federal divulgado nesta sexta-feira (24) revelou novas informações sobre as...

Mais para você