InícioNotíciasPolíticaTransição energética da Embasa é destaque no 4º Fórum Internacional de Hidrogênio

Transição energética da Embasa é destaque no 4º Fórum Internacional de Hidrogênio

Em palestra no 4º Fórum de Hidrogênio, evento internacional realizado no Senai Cimatec, em Salvador, nos dias 21 e 22 de novembro, a Embasa foi protagonista em função do trabalho realizado com energias renováveis.

”Já somos a empresa de saneamento que mais faz uso de energias renováveis, no Brasil, em suas operações,” revelou o gerente de Energia Elétrica da Embasa, Thiago Ferreira, durante o encontro.

Durante a apresentação, o gestor ressaltou que a despesa com energia elétrica é a segunda maior entre as companhias de saneamento, pois os sistemas, tanto de abastecimento de água quanto de esgotamento sanitário, dependem de energia para funcionar. 

“Na Embasa, o custo anual com energia é de R$ 480 milhões. A partir da necessidade urgente de fazer a transição energética para uma matriz de fontes renováveis, combinadas com mais eficiência operacional e mais eficiência em custos e empresarial, a companhia instituiu o seu Programa de Energia Renovável, que pretende migrar, até 2026, 100% do consumo energético das suas instalações para fontes renováveis de energia”, esclarece.

A Embasa, atualmente, é a maior empresa do Brasil em número de unidades consumidoras atendidas por energia exclusivamente incentivada (renovável), segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

Para 2025, a Embasa planeja abrir processo competitivo para a contratação de 60 MWmédios de energia elétrica a partir de fontes renováveis – solar e eólica – para suprimento de suas maiores unidades operacionais. “Neste período, a empresa espera obter seus primeiros I-RECs (sigla em inglês para Certificado de Energia Renovável Internacional), de forma a atestar a origem renovável da energia elétrica utilizada em suas operações,” destaca Thiago.

O evento, promovido pela Abrace Energia, contou com o patrocínio da Embasa, que também marcou presença com um estande para divulgar os avanços em seu programa de energia renovável.

PROJETO PREMIADO 

Em novembro de 2024, o Programa de Energia Renovável da Embasa trouxe para casa dois troféus. Na terceira edição do GRI Infra Awards Brazil 2024, em São Paulo (SP), a empresa conquistou o segundo lugar na categoria Potência, que reconhece os projetos sustentáveis desenvolvidos por empresas de todo o Brasil nas áreas de infraestrutura, saneamento e energia. 

No I Prêmio Nacional Universalizar, em Brasília (DF), foi alçada ao terceiro lugar do pódio na categoria Transição Energética, com case escrito por Michele Ramos, Tarsis Cabral e Thiago Oliveira, que representou o grupo no evento.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Barroso indica voto divergente na retomada de julgamento sobre redes sociais

(FOLHAPRESS) - O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, indicou a...

Conmebol sorteia os adversários de Corinthians e Bahia na Pré-Libertadores

O sorteio da Libertadores, realizado na sede da Conmebol em Luque, no Paraguai, definiu...

Albânia vai suspender acesso ao TikTok por pelo menos um ano

O primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, anunciou, neste sábado (21), que o governo suspenderá...

Jane Fonda faz 87 anos. Relembre os looks da atriz que não envelhece

Jane Fonda está de parabéns neste sábado, 21 de dezembro, dia em que comemora...

Mais para você