InícioEditorialPolítica NacionalTrump confunde Haley com Pelosi em fala sobre 6 de Janeiro

Trump confunde Haley com Pelosi em fala sobre 6 de Janeiro

Republicano parecia querer culpar a ex-presidente da Câmara pelos ataques ao Capitólio, mas falou o nome da pré-candidata nas primárias, que ironizou a declaração

Donald Trump (foto) também concorre nas primárias do partido Republicano Reprodução/ Wikimedia Commons – 10.fev.2011

PODER360 21.jan.2024 (domingo) – 18h16

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump cometeu uma gafe na 6ª feira (20.jan.2024) ao dizer que a candidata às eleições primárias pelo Partido Republicano Nikki Haley tem responsabilidade nos ataques ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Ela nunca ocupou um cargo no Congresso norte-americano.

O político disse que o seu governo ofereceu um reforço de 10.000 agentes de segurança para proteger o local, mas ela não aceitou. Ele parece ter confundido a adversária com Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara norte-americana, normalmente indicada por Trump como culpada pelos atos extremistas. 

“Vocês sabiam que eles destruíram todas as informações, todas as evidências […] tudo isso, por muitas coisas”, declarou o ex-presidente. Também disse que “Nikki Haley era responsável pela segurança [do Congresso]”. A fala se deu em um discurso em New Hampshire. 

Assista, em inglês (26s): 

He also confuses Nikki Haley with Nancy Pelosi. Now exactly who is too old to be President? The guy made not one reference confusing the two, but a few. But he is qualified to run, right??? and if elected be the OLDEST ever elected? Geez, the Trump world is Hypocriteland pic.twitter.com/8HjjXnKHep

— The GOP has no spine (@BriansLOMT) January 20, 2024

Mesmo que o republicano tivesse citado Pelosi no lugar de Haley, sua fala estaria imprecisa. A segurança do Legislativo dos EUA é realizada pelo Conselho de Polícia do Capitólio, responsável por supervisionar a guarda legislativa local e aprovar os pedidos de assistência ao exército. 

Donald Trump também é candidato presidencial nas primárias do partido Republicano. Ele é associado aos ataques, já que parte das pessoas que foram ao Capitólio no 6 de Janeiro eram seus apoiadores. Sua estratégia é jogar a culpa para Pelosi, que comandava o Congresso no período. 

Nikki Haley reagiu com ironia à declaração do adversário e aproveitou a oportunidade para vendê-lo como um candidato inapto a assumir a Casa Branca. “Quando você lida com as pressões de uma Presidência, não podemos ter outra pessoa que questionemos se está mentalmente apta para fazer isso”, disse também em New Hampshire. 

A candidata tenta usar a idade mais avançada de Trump, 77 anos, contra ele. É a mesma estratégia que opositores do atual presidente Joe Biden, 81 anos, usam em busca de descredibilizar sua gestão.

Se vencer a eleição, Trump assumirá a Presidência com 78 anos. Biden assumiu com a mesma idade, tonando-se o presidente mais velho a tomar posse.

Haley tem 52 anos. Já foi governadora do Estado da Califórnia e embaixadora dos Estados Unidos na ONU (Organização das Nações Unidas). Leia mais sobre o perfil dela nesta reportagem.

CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES As eleições presidenciais nos Estados Unidos serão realizadas em 5 de novembro de 2024. Antes, os candidatos precisam enfrentar seus colegas de partidos nas eleições primárias para que os escolhidos entrem na disputa oficial pelo Executivo. 

As votações se dão nos Estados. Leia abaixo a programação e datas centrais das eleições dos EUA: 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Valdemar e Anderson Torres rompem silêncio e prestam depoimento à Polícia Federal

O presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, e o ex-ministro da Justiça...

Ex-assessor de Bolsonaro diz à PF que não saiu do Brasil

Filipe Martins depôs nesta 5ª (22.fev); é acusado de integrar núcleo jurídico de grupo...

Ex de Nicole Bahls é preso em flagrante durante busca e apreensão

Na última quarta-feira (21/2), o ex-marido da ex-BBB Roberta Brasil e ex-noivo de Nicole...

Mais para você