As operadoras de turismo no Brasil observaram um crescimento no seu faturamento antes mesmo de o ano terminar. Cerca de 51% das operadoras já registram faturamento maior comparado ao de 2021. O relatório até o 3º trimestre foi apresentado nesta quarta-feira (23) pela Braztoa, a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo.
No entanto, o assessor econômico da Fecomércio de São Paulo, Guilherme Dietze aponta que esse crescimento no faturamento também é reflexo do aumento inflação das passagens aéreas, além da base mais fraca de comparação, em 2021, quando haviam ainda restrições à circulação de pessoas em função.
Nesse ano de retomada, destinos turísticos do nordeste voltaram a ser mais visitados, como Salvador, Recife e Maceió. Por outro lado, São Paulo também figurou entre os destinos mais procurado por turistas que fazem viagens de lazer.
Além disso, no turismo internacional, destinos mais procurados pelos brasileiros antes da pandemia, como Orlando, Miami e Lisboa também voltaram a figurar entre os locais mais visitados por brasileiros.
Outra tendência observada pela Braztoa neste ano é o equilíbrio na sazonalidade das viagens: 24% delas ocorreram fora dos períodos de férias de verão, feriados e fim de ano. Férias de Julho, Reveillon e Férias de verão concentraram cada uma em torno de 11% das viagens turísticas em 2022.
Para os operadores, a expectativa para 2023 é um crescimento de mais de 50% na venda de pacotes turísticos e passagens, mantendo as tendências de mais viagens por ano pelas famílias além da retomada ainda maior das viagens internacionais.
Economia São Paulo 23/11/2022 – 15:21 Sâmia Mendes / Guilherme Strozi Nelson Lin – Repórter da Rádio Nacional turismo lucro faturamento quarta-feira, 23 Novembro, 2022 – 15:21 107:00