InícioEditorialUso de máscara passa a ser exigido no Aeroporto de Brasília nesta...

Uso de máscara passa a ser exigido no Aeroporto de Brasília nesta 6ª

A Inframerica, concessionária do Aeroporto de Brasília, começará a exigir o uso da máscara de proteção facial a partir desta sexta-feira (25/11). A medida resulta da determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira (24/11), de retomar o uso obrigatório do item em terminais aéreos e aviões.

A resolução se deve ao aumento do número de casos da Covid-19 nas últimas semanas. Em reunião extraordinária, a maioria da diretoria da concessionária votou pelo retorno da norma de segurança sanitária.

Agora, para embarcar no terminal aéreo da capital federal será necessário estar com máscara de proteção adequada. No entanto, nas áreas de circulação pública, onde ficam balcões de check-in, e no saguão de desembarque o uso é facultativo, segundo a Inframerica.

Apesar de não haver grandes mudanças em relação à resolução adotada em dezembro de 2020, é necessário ter atenção, pois alguns tipos de itens de proteção estão proibidos.

Não são aceitas: Máscaras de acrílico ou plástico; Máscaras com válvula de expiração, incluindo as N95 e PFF2; Lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção de uso profissional ou de uso não profissional; Protetor facial (face shield) isoladamente; Máscaras de proteção de uso não profissional confeccionadas em apenas uma camada ou que não observem os requisitos mínimos previstos na ABNT PR 1002. As regras determinam que a proteção facial deve estar ajustada ao rosto, cobrindo nariz, queixo e boca. Esse posicionamento é necessário para minimizar “espaços que permitam a entrada ou saída do ar e de gotículas respiratórias”, como divulgado pela Inframerica.

A exceção vale para momentos de hidratação e alimentação. A obrigação também é dispensada para crianças com menos de 3 anos, pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, sensorial ou de qualquer outro tipo que as impeça de fazer uso adequado da máscara.

Nesses casos, porém, é necessário apresentar declaração médica impressa ou em formato digital.

The post Uso de máscara passa a ser exigido no Aeroporto de Brasília nesta 6ª first appeared on Metrópoles.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

STF valida uso de vestimenta religiosa em fotos oficiais

Por unanimidade, Corte estabeleceu que é constitucional o uso de acessórios de cunho religioso...

PETO recupera veículo, onde vítima chegou a ser baleado durante assalto

Nesta quarta-feira (17) de abril, militares do PETO conseguiram recuperar um veículo com restrição...

Com plenário vazio, deputados veem futebol em meio a articulação quente entre Lira e governo Lula

Foto: Levy Teles/Estadão Deputados assistem à cobrança de pênaltis entre Manchester City e...

Regulamentos sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos

A Lei Federal nº 14.133/2021 representa um marco importante no cenário das licitações públicas...

Mais para você