InícioNotíciasPolíticaVacina: PGR pode pedir indiciamento de Bolsonaro por mais crimes

Vacina: PGR pode pedir indiciamento de Bolsonaro por mais crimes

Ao receber o indiciamento de Jair Bolsonaro (PL), a Procuradoria-Geral da República pode denunciar o ex-presidente por mais crimes além dos que a Polícia Federal (PF) já o implicou. Consultados pelo blog, integrantes do Ministério Público Federal indicaram que Bolsonaro pode também ser indiciado por crimes de falsificação de documento público e falsidade ideológica.

Na investigação que apura fraude em certificados de vacinação contra a covid-19, Bolsonaro já teve um pedido de indiciamento feito pela PF para os crimes de associação criminosa e de inserção de dados falsos em sistema de informação. A expectativa é que a PGR ofereça a denúncia com mais crimes, que podem somar às possíveis penas de Bolsonaro, se condenado, a mais de 20 anos de prisão.

Se for denunciado e condenado pelos quatro crimes, Bolsonaro pode ficar preso por mais de 20 anos, já que segundo o Código Penal os delitos têm as seguintes penas:

inserção de dados falsos em sistema público – reclusão, de dois a 12 anos, e multa; associação criminosa – reclusão de um a três anos; falsificação de documento público – reclusão, de dois a seis anos, e multa; falsidade ideológica – reclusão, de um a cinco anos, e multa.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deu 15 dias para a PGR se manifestar sobre o caso. Os procuradores vão decidir se há elementos suficientes para levar o caso à Justiça. Como o caso corre no STF, é Moraes, relator do inquérito de fraude das vacinas, que receberá o processo. 

Além de Bolsonaro, mais 16 pessoas foram indiciadas por causa do esquema de falsificação de comprovante de vacinas. Os documentos seguem em sigilo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mc Alan do Mdn: A História de Superação Do Artista Que Transformou Dores em Melodia

A história de Alan, de 21 anos, é um retrato de resiliência e transformação....

Inquérito sobre trama golpista será enviado à PGR na segunda (25/11)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes vai remeter à Procuradoria-Geral...

Johnny Hooker revê fala sobre Fernanda Torres e critica sanha de ‘queimar na fogueira’ opiniões diferentes

 (FOLHAPRESS) - No momento em que brasileiros fazem campanha pela indicação de Fernanda Torres...

Esmeralda Bahia: Justiça dos EUA determina repatriação da maior pedra preciosa do mundo

A Justiça dos Estados Unidos acatou, nesta quinta-feira (21), o pedido de repatriação da...

Mais para você