InícioEditorialPolítica NacionalVladimir Putin é reeleito na Rússia, diz boca de urna

Vladimir Putin é reeleito na Rússia, diz boca de urna

Levantamento de agência governamental aponta presidente russo com 87% dos votos; outros 3 candidatos disputam pleito

Reeleito, Vladimir Putin (foto) seguirá no Kremlin até 2030 Divulgação/Kremlin

PODER360 17.mar.2024 (domingo) – 16h33

Um levantamento da agência governamental russa Vciom (Centro Russo de Pesquisa de Opinião Pública) divulgado neste domingo (17.mar.2024) aponta que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, venceu as eleições com 87% dos votos e deve seguir no comando do país pelo menos até 2030.

O pleito, que entrou no 3º dia neste domingo, é contestado depois que políticos tiveram suas candidaturas rejeitadas. Além de Putin, só 3 candidatos disputam a Presidência, mas nenhum deles tem chances de vencer e a oposição na Rússia os acusa de serem “fantoches”, apenas para dar ar de legalidade à eleição.

Eis os demais nomes que disputam a eleição e a posição de cada um deles, de acordo com Vciom:

Nikolai Kharitonov, que aparece em 2º; Vladislav Davankov, em 3º; e Leonid Slutsky (4º). Com a confirmação da reeleição, o líder russo superará o tempo de governo de Josef Stalin, que liderou a União Soviética por 28 anos e 11 meses (1924-1953). Putin, de 71 anos, iniciou sua carreira política em agosto de 1999, aos 46 anos, quando foi nomeado primeiro-ministro pelo então presidente Boris Yeltsin, 1º presidente da Rússia depois da dissolução da União Soviética em 1991.

Antes de assumir como chefe de governo, Putin integrou a KGB (Comitê de Segurança do Estado) de 1975 a 1991. Em 1998, quando a agência de inteligência já havia sido renomeada para FSB, e o russo foi indicado a diretor da organização.

Putin governa a Rússia há quase 25 anos. Desde 1999, ele alterna entre os cargos de primeiro-ministro e presidente. Em 2020, o líder russo promulgou uma mudança na Constituição. A medida permite que ele fique no poder até 2036 caso vença as eleições deste ano e a de 2030.

FAVORITISMO Nas pesquisas que antecederam o pleito, o presidente russo apareceu com 75% das intenções de voto e 69 pontos percentuais à frente de Vladislav Davankov, o 2º colocado na pesquisa.

Leia mais sobre as eleições russas:

Russos vão às urnas e devem confirmar amplo favoritismo de Putin Governo centralizador dificulta oposição na Rússia, diz especialista Se reeleito, Putin pode ficar no poder por mais tempo que Stalin Como era o mundo antes de Putin chegar à Presidência pela 1ª vez Ao menos 15 opositores de Putin morreram desde 1999

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câmara aprova atualização da Política Nacional de Defesa

Proposta traz várias recomendações da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do...

HÁ VINTE ANOS – Soldados americanos torturam presos no Iraque

16:08 Lembrei de um super-herói de desenho animado na televisão chamado He-Man. Ele se...

Esposa de Tony Ramos revela estado de saúde do ator da Globo

Lidiane Barbosa, esposa de Tony Ramos, falou sobre o estado de saúde do marido....

Saque calamidade está disponível para trabalhadores atingidos pelas enchentes no RS

Trabalhadores de 73 municípios do Rio Grande do Sul, que foram severamente afetados por...

Mais para você