InícioEditorialPolítica NacionalVotação da Lei de Diretrizes Orçamentárias deve ser realizada só em agosto,...

Votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias deve ser realizada só em agosto, confirma Randolfe Rodrigues

Parlamentar explicou que esse foi um pedido feito pelo Governo Federal e que já está acordado com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD)

Pedro França/Agência Senado

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) é senador da República e ocupa o cargo de líder do governo no Congresso

Em meio ao debate das pautas econômicas no Congresso Nacional, a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve ser realizada só no segundo semestre. Nesta quarta-feira, 4, o líder do governo aqui no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (Sem partido), confirmou que a votação do orçamento de 2024 vai ficar para agosto. O parlamentar explicou que esse foi um pedido feito pelo Governo Federal e que já está acordado com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). De acordo com Randolfe, a prioridade agora é articular também com o deputado Danilo Forte (União Brasil), que é o relator da LDO, para apresentar as justificativas da área econômica para o atraso na apresentação do orçamento: “Na LDO, a nossa pretensão e o pedido do governo é que seja apreciada posteriormente. A partir da próxima semana, o Congresso entra em recesso tácito, que eu acho que é o termo mais adequado”.

“Ou seja, nós não votaríamos a LDO porque é necessário que a LDO comporte a regra fiscal. Como só vamos votar a regra fiscal nessa semana, é necessário que a LDO aponte a perspectiva de crescimento do país para os próximos anos. E o melhor dado para isso, nós só vamos poder ter a partir do segundo semestre”, justificou Randolfe. Em tese, para entrar no recesso de julho os deputados e senadores precisam aprovar a LDO, mas essa não será a primeira vez que a lei vai ficar para depois do recesso. A área econômica justifica que precisa de um tempo maior para fechar a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Atualmente o Orçamento Geral da União leva em consideração o teto de gastos, que está sendo substituído pelo novo arcabouço fiscal. Por isso, será preciso remodelar toda a estrutura do orçamento e a área econômica precisa de tempo para elaborar a LDO de acordo com as novas regras que ainda estão em discussão dentro do Congresso Nacional.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lira sugere limitar quem pode propor ação no STF

O presidente da Câmara declarou que congressistas precisam “subir o sarrafo” para que país...

PF prende empresário e servidores por supostas fraudes em licitações

Reprodução/Polícia Federal 1 de 1 Foto colorida de dinheiro apreendido pela PF em Roraima...

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de...

Mais para você