InícioEditorialPolítica NacionalZanin diz em sabatina que ‘direito à vida’ é garantia constitucional

Zanin diz em sabatina que ‘direito à vida’ é garantia constitucional

Sabatinado nesta quarta-feira, 21, no Senado, o advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF), disse aos senadores que o direito à vida é uma garantia fundamental prevista na Constituição. Apesar de não se declarar contra ou a favor do aborto, o criminalista observou que existe um arcabouço normativo consolidado no país que normatiza hipóteses de exclusão de ilicitude para interrupção voluntária da gravidez.

O tema veio à tona partir de uma questão do senador Jorge Seif (PL-SC) e retomada durante os questionamentos de outros plenários. Seif manifestou preocupação com a interferência do STF em questões de competência do Legislativo. Zanin também respondeu sobre o Marco Temporal, tendo lembrado que também se trata de um caso em discussão no STF e, por este motivo, não poderia se aprofundar na questão. Contudo, destacou que a Constituição prevê como garantias fundamentais tanto o direito à propriedade como também a proteção dos povos originários, como defendeu que um eventuais debates e julgamento “deverão sopesar esse valores” para se chegar a uma conciliação.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mãe que ameaçou professora deu “carteirada” citando Nikolas Ferreira

A mãe que ameaçou uma professora do Distrito Federal e a acusou de “doutrinar”...

Sarney reúne do governo à oposição para comemorar 94 anos

Ex-presidente recebeu convidados em sua casa para festa de aniversário em Brasília e mostrou...

Cartões de confirmação do CNU, com locais de prova, saem nesta quinta

O governo federal disponibiliza, a partir das 10h desta quinta-feira (25/4), o cartão de...

Mais para você