InícioEditorialPolítica NacionalZanin marca audiências sobre monitoramento secreto de celulares

Zanin marca audiências sobre monitoramento secreto de celulares

De acordo com ministro, o assunto envolve os direitos fundamentais protegidos e tutelados pela Constituição Federal; audiências foram marcadas para os dias 10 e 11 de junho

Nelson Jr./SCO/STF

Supremo deve discutir internamente essa pauta para trazer um retorno positivo para os brasileiros

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, definiu as datas para as audiências públicas que vão discutir a falta de leis sobre o monitoramento secreto de celulares. As audiências foram marcadas para os dias 10 e 11 de junho. O assunto passou a ser discutido depois que a Procuradoria Geral da República (PGR) moveu uma ação direta de inconstitucionalidade em dezembro de 2023. Segundo a PGR, houve omissão do congresso sobre a discussão desse tema, que é considerado extremamente atual e relevante para a população brasileira. Conforme o ministro, o assunto envolve os direitos fundamentais protegidos e tutelados pela Constituição Federal, como, por exemplo, o sigilo das comunicações pessoais, além da intimidade e vida privada.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo a Procuradoria Geral da República, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), surgiu após o avanço nas investigações da Polícia Federal chegarem até a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), que teria agido paralelamente em favor do governo de Jair Bolsonaro. Com isso, foi solicitado que o STF desse um prazo para o congresso regulamentasse essa matéria. Para o Ministério Público, o estado deve agir rápido e deve combater a questão da evolução tecnológica, além da proteção da privacidade e intimidade do cidadão, que ainda segundo o Ministério Público, ficou enfraquecido em razão das invasões de aparelhos eletrônicos no país. Até a data determinada para o início das audiências, o supremo deve discutir internamente essa pauta para trazer um retorno positivo para os brasileiros.

*Com informações do repórter Nilo Martins

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Jorge Seif

Senador responde por abuso de poder econômico por causa da interferência do empresário Luciano...

Organizador de fórum na Europa diz que pagou gastos de ministros do STF e autoridades

Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil Fachada do STF 30 de abril de 2024 | 06:39 ...

Em abril, Moraes validou 48 acordos de acusados do 8 de Janeiro

O relator das ações no STF, ministro Alexandre de...

Mais para você