InícioContra regulamentação, presidente da Anatel diz que WhatsApp não é ilegal

Contra regulamentação, presidente da Anatel diz que WhatsApp não é ilegal

Apesar de o WhatsApp ser acusado por algumas operadoras brasileiras de “pirataria”, o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, afirma que o aplicativo de bate-papo não é ilegal e se diz contrário a qualquer regulamentação do serviço. Segundo ele, a solução entre o impasse seria “baixar as tributações das teles” e não “engessar o mundo da internet”.

117

“Todos os aplicativos de internet são considerados um serviço adicional ao mundo de telecomunicação”, explica Rezende, que diz acreditar que o WhatsApp se encaixa nessa definição e não se caracteriza como um serviço de telecomunicação. “As chamadas de voz desse serviço só podem ser feitas entre usuários do app. Não é possível, por exemplo, fazer uma ligação para um telefone fixo.”

Presidente da Anatel diz ser usuário assíduo do WhatsApp
Ainda assim as operadoras, segundo a agência de notícias Reuters, acusam o serviço de voz do WhatsApp de ser “ilegal” por se apropriar “indevidamente” do número de telefone móvel do usuário, outorgado pela Anatel, e “pago” pelas empresas de telefonia. As teles, como elas ressaltam, são tributadas e pagam cerca de R$ 26 para a ativação de cada linha móvel e R$ 13 anuais de taxa de funcionamento.

Mas Rezende ressalta que a briga levantada pelas operadoras de telefonia móvel contra o WhatsAppp ainda não passa de um buchicho. A agência não recebeu qualquer reclamação do aplicativo. “Caso seja oficializado a contestação, iremos avalia-la com mais rigor. E a deliberação será feita pelo conselho, que não necessariamente terá a mesma opinião que a minha.”

Para ele, o uso do número de telefone está na linha tênue da fronteira da atuação entre as operadoras e as empresas de aplicações. Mas, na opinião dele, não necessariamente caracteriza uma ilegalidade. “O WhatsApp não é caracterizado um serviço de telecomunicação e, portanto, não deve ter o mesmo tratativo que as operadoras.”

O impasse, para Rezende, é resultado de uma mudança do panorama do setor. “O consumo de pacote de voz tem perdido cada vez mais espaço, mas, em compensação, cresce-se a demanda por dados”. O presidente da Anatel enfatiza a necessidade de “as empresas aprenderem a lidar com a nova realidade”.

“É perfeitamente possível uma convivência harmônica entre as duas indústrias”, diz Rezende, que destaca os benefícios que o aplicativo de bate-papo proporciona para as operadoras diante do aumento de tráfego de dados. “Não dá para dizer que a renda para teles com o serviço é zero. Até porque os usuários acabam consumindo dados –que compraram das operadoras — para conseguir enviar mensagens de texto e mais ainda para fazer chamadas de voz.”

De acordo com ele, o setor caminha para a difusão do mundo da internet e da telefonia. “Pode até demorar um pouco, mas essa é uma realidade que não dá para fugir e que vai exigir uma adaptação e uma convivência pacífica de todos os agentes da cadeia.”

Por | Tecnologia. UOL

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Povo quer a verdade, diz Musk sobre X ser o app mais baixado no Brasil

Rede social lidera em número de downloads na AppStore, da Apple, tanto na categoria...

Lira aciona polícia da Câmara contra Felipe Neto após ser chamado de ‘excrementíssimo’

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira...

PCDF responsabiliza motorista de ônibus por acidente com trem

A Polícia Civil do Distrito Federal concluiu a investigação sobre acidente envolvendo trem e...

Mais para você