InícioDois morrem após rebelião no conjunto penal de Itabuna

Dois morrem após rebelião no conjunto penal de Itabuna

Dois detentos morreram e ao menos 15 ficaram feridos durante rebelião iniciada na manhã desta sexta-feira (23), no Conjunto Penal de Itabuna, na região sul da Bahia.
De acordo com comunicado afixado na unidade, os nomes das vítimas são Claudemir Francisco dos Santos e Márcio Cardoso dos Santos, que erão do pavilhão dois.
Durante a tarde, familiares continuavam na frente do conjunto penal reclamando que não conseguiam informações sobre o que aconteceu com os detentos.
De acordo com a polícia, a rebelião começou por volta das 5h da manhã desta sexta-feira. Na ação, os presos quebraram paredes e queimaram colchões. Policiais usaram bombas de efeito moral e balas de borracha durante a tentativa de conter a situação.
Os feridos, alguns em estado grave, receberam primeiros atendimentos do Samu ainda no estacionamento da unidade e foram levados posteriormente para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. O estado de saúde deles não foi divulgado.
Por meio de nota, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap) informou que ocorreu uma briga entre dois grupos rivais, o que resultou na rebelião.
“Os grupos rivais eram separados entre os Pavilhões 1 e 2, que foram totalmente destruídos pelos internos. A parede que separava as alas foi derrubada viabilizando o confronto entre os grupos. A situação foi controlada ás 11h pela ação coletiva da Cipe Cacauira, do Comando Especial 15º Batalhão e da Tropa Especial Rondesp do 2º CPR Sul”, diz a nota da Seap.

Por causa da depredação, parte dos internos serão transferidos para outras unidades, entre elas, Salvador.
Por | G1BA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Distribuidoras de gás veem “sinais promissores” para o setor

Abegás diz que planos do governo para estimular o desenvolvimento da demanda e oferta...

Decisão de Zanin e aval de Dino no STF abrem nova frente em crise entre três Poderes

Foto: Gustavo Moreno/Divulgação STF O ministro Cristiano Zanin, do STF 26 de abril de...

Vigilante morto por paciente fazia último plantão antes de aposentaria

O vigilante Nivaldo Bezerra da Silva, de 66 anos, foi morto na manhã desta...

Saiba por que Murilo Couto deixou o The Noite do SBT

Nilton Russo/Divulgação 1 de 1 Murilo Couto ...

Mais para você