InícioITAMARAJU | Igreja Católica anuncia programação religiosa da tradicional Festa de São...

ITAMARAJU | Igreja Católica anuncia programação religiosa da tradicional Festa de São Cosme e São Damião

A diretoria da Paróquia São Cosme e São Damião do município de Itamaraju anunciou nesta terça-feira (14), a programação oficial da Festa religiosa dos Padroeiros da cidade.

Com o tema “São Cosme e São Damião testemunhas do evangelho e mártires pelo amor, unidos à Nossa Senhora Aparecida nos aponta a Jesus: Caminho, Verdade e a Vida ” as festividades começam nesta sexta (15), com a celebração do Envio (pastorais, grupos, movimentos e fieis), precedida de uma carreata pelas ruas da cidade.

A programação segue no sábado (16), onde haverá uma nova carreata que saíra da Igreja Matriz destinando a até a igreja (Nossa senhora Aparecida) localizada no bairro Jaqueira.  A partir de então haverá novenários diariamente com diversos temas e pregadores, que farão convites a várias entidades e seguimentos da comunidade.

Seguindo as tradições em realizar celebrações aos seguimentos da comunidade, na quinta-feira (21), as autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário, Segurança Pública e feirantes, foram convidados para participar do ato litúrgico.

O atual pároco Luiz Alberto Lemos Rodrigues, que assumiu os trabalhos cristãos no município desde janeiro deste ano, falou um pouco da forma como transmitirá o evangelho a comunidade, além de revelar parte de sua trajetória como missionário em países do velho continente.

Frei Luiz Alberto relatou que os valores arrecadados durante os festejos deste ano, serão destinados a construção e reformas de paróquias mais carentes, a exemplo as futuras instalações no bairro São Bernardo e São Domingos. Tornando uma responsabilidade da matriz, levar oportunidade do evangelho a comunidades mais simples.

Abordou ainda sobre o almoço destinado as comunidades rurais, que acontecerá no domingo (24), em formato gratuito. No entanto, ressaltou que também está marcado para ocorrer o almoço coletivo que terá custo.

A direção ainda informou sobre a tradição do evento e a responsabilidade com a comunidade, deste a ornamentação até mesmo aos investimentos da receita adquirida, que durante os dias movimentam mais de 2 mil pessoas no circuito e 60% dos comerciantes cadastrados atuam no município.

Um dos diretores relatou “desde a mão de obra para construção e compra de produtos para a reforma, são adquiridas dentro do município, contribuindo com a economia local”, Frisou.

Durante a entrevista coletiva a coordenação contou sobre a história dos Santos São Cosme e São Damião, além da logística que será promovida durante o evento. A mega estrutura que conta com diversos comerciantes de Itamaraju, região e vários lugares do País. Que além de ser uma grande festa religiosa movimenta o capital no município.

Aproveitando o ensejo, os coordenadores do evento lembraram a população sobre a mudança do Dia de São Cosme e Damião, de (27 setembro), passa para o dia (26 de Setembro), seguindo o calendário municipal.

“Queremos convidar todas as famílias de Itamaraju e região para participarem conosco dessa festa linda, que é um momento de fé e de comunhão com Deus”, destacou Frei.

Os festejos encerram no dia (26), com o almoço comunitário, seguido por uma procissão solene após Bênção do Santíssimo Sacramento.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mais para você