InícioITAMARAJU | Vereador Marcão defende debate sobre eucalipto com a participação da...

ITAMARAJU | Vereador Marcão defende debate sobre eucalipto com a participação da população

Nesta quinta-feira (20), o Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Itamaraju promoveu em sua sede uma reunião com representantes da Associação Baiana de Empresas de Base Florestal (Abaf), da Associação dos Produtores de Eucalipto (Aspex), assessores jurídicos e técnicos com o objetivo de esclarecer e incentivar vereadores e produtores rurais sobre a intenção de expandir o plantio de eucalipto no município.

Nas explanações, os palestrantes salientaram os benefícios econômicos do cultivo de eucalipto, mostrando exemplos em Minas Gerais e em outras cidades do Extremo Sul da Bahia, como Eunápolis.

No entanto, para a plateia ficou o questionamento que as discussões devem ser ampliadas para a população de Itamaraju, afinal mais de 70% (segundo pesquisa realizada) é contrária a implantação do cultivo de eucalipto na cidade.

Um dos primeiros vereadores a tomarem essa frente foi Marcão (conhecido como Marcão da CUT), cuja fala destacou que o debate não pode ficar limitado ao interesse econômico imediato de uma parte dos fazendeiros.

“Audiências públicas devem ser feitas para ouvir outros setores da economia, como pequenos e micro produtores rurais, além de ouvir o contraditório, principalmente sobre os riscos de expandir uma cultura exótica como o eucalipto para fins de celulose”, ressaltou Marcão.

O vereador ainda narrou sua recente experiência ao conhecer as regiões do Espírito Santo, onde o eucalipto é o plantio dominante. “Lá eles já sofrem com a estiagem, com danos ao meio ambiente provocados por herbicidas e venenos pra combater pragas e os danos diversos provocados no solo”, afirma. Além disso, é necessário escutar os pequenos produtores que lidam diariamente com a terra e suas condições.

“Não se pode priorizar os dados técnicos em detrimento dos aspectos sociais que envolvem essa mudança de plantio. Quanto mais ouvirmos aqueles que serão impactados diretamente com essa proposta de mudança, mais teremos segurança para garantir sustentabilidade para Itamaraju a longo prazo”, conclui Marcão.

Ao todo, dez vereadores estavam presentes, além dos representantes do executivo municipal, o Secretário de agricultura e interino do meio ambiente, Ivan Favarato, o Secretário de governo Dalvadísio Lima, e o Procurador do Município Elton Moitinho, mais empresários e setores da sociedade, como o Sindicato dos Bancários.

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Distribuidoras de gás veem “sinais promissores” para o setor

Abegás diz que planos do governo para estimular o desenvolvimento da demanda e oferta...

Decisão de Zanin e aval de Dino no STF abrem nova frente em crise entre três Poderes

Foto: Gustavo Moreno/Divulgação STF O ministro Cristiano Zanin, do STF 26 de abril de...

Vigilante morto por paciente fazia último plantão antes de aposentaria

O vigilante Nivaldo Bezerra da Silva, de 66 anos, foi morto na manhã desta...

Saiba por que Murilo Couto deixou o The Noite do SBT

Nilton Russo/Divulgação 1 de 1 Murilo Couto ...

Mais para você