InícioJaponês da Federal é preso no Paraná

Japonês da Federal é preso no Paraná

Itamaraju - preso2016.03.2morteO policial federal Newton Ishii, que ficou conhecido popularmente como o Japonês da Federal durante a Operação Lava Jato, foi preso nesta terça-feira, em Curitiba, no Paraná. O mandado foi expedido pela Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu, município situado a oeste do estado..

Ishii está detido na Superintendência da Polícia Federal na capital, em Curitiba.Segundo o advogado do polícial federal, Oswaldo de Mello Junior, o agente foi condenado a quatro anos e dois meses, em 2003. Na ocasião, a Operação Sucuri apontou o envolvimento de policiais federais na entrada de contrabandos no país. Segundo o investigado, esses agentes facilitavam a entrada do material através da fronteira entre Foz do Iguaçu e o Paraguai.

“O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um recurso que nós tínhamos recorrido na semana passada sobre a condenação em Foz. Ao saber da expedição do mandado de prisão, meu cliente foi avisado e imediatamente se apresentou em Curitiba”, disse o advogado.
Ishii já cumpriu quatro meses da pena, período que isso será descontado da condenação total. A prisão será cumprida em regime semiaberto, de acordo com o advogado do agente.
Lava Jato
O nome do policial federal foi citado durante a gravação de uma ligação que levou o senador Delcídio Amaral à prisão. No registro, o político fez tratativas com o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Bernardo, procurando um plano de fuga para Cerveró, que estava preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.
Delcídio se refere a um policial como “japonês bonzinho”, que seria o responsável pela carceragem da PF, em Curitiba, e que estaria vazando informações do caso para revistas.
Famoso

Com o avanço da Operação Lava Jato, Ishii ficou cada vez mais famoso. Ele apareceu diversas vezes ao lado dee operadores financeiros, políticos, funcionários públicos e empreiteiros que foram presos.

No carnaval desta ano, ele virou tema de uma marchinha de carnaval com o refrão: “Ai meu Deus, me dei mal. Bateu a minha porta. O Japonês da Federal”.

Por | Extra

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Setores citam prejuízo e repudiam judicialização da desoneração

Governo conseguiu liminar do STF para acabar com o benefício; empresas de transporte falam...

Petistas de Minas reclamam de desprestígio e deixam evento com Lula

Foto: Ricardo Stuckert/PR O presidente Luiz Inácio...

Prefeitura avança com obra da Praça Joana Angélica

Em breve, Teixeira de Freitas receberá mais um espaço para o lazer e práticas...

Mais para você