InícioRecupere a saúde dos seus cabelos depois do verão

Recupere a saúde dos seus cabelos depois do verão

Ah, nada como o verão! O verão nos traz muitas coisas boas, descanso, lazer, refrescantes banhos de mar e piscina e aquele bronzeado. Mas o verão vai embora deixando ótimas recordações e também danos importantes aos cabelos, pois não é só a nossa pele que sofre prejuízo com o excesso de exposição ao sol. Os raios UV também danificam a estrutura do cabelo e o resultado é um só: o cabelo fica áspero, ressecado, sem brilho e cheio de pontas duplas.

Para ter cabelos saudáveis e bonitos são necessários cuidados tão importantes como os cuidados com a sua pele. A melhor maneira de prevenir e reparar as agressões aos cabelos é entender como ocorrem os danos.

Durante o verão, o cloro, o sal do mar e os raios do sol afetam diretamente a  fibra capilar, secando e desnutrindo o cabelo. O calor degrada as ceramidas (camada externa que protege o cabelo), abrindo as cutículas dos fios e fragilizando seu interior. A abertura das cutículas permite a perda de pigmentos, proteínas e água. Estando fracos, os fios se tornam mais quebradiços, sem brilho e formam as famosas pontas duplas.

Depois de meses de sol, cloro, areia, sal e vento, é hora de recuperar o estrago!

Dicas para o cuidado diário:

  • Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido. Mas não use xampu demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.
  • Enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.
  • Nunca lave os cabelos com água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.
  • Antes de usar o secador retire o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios, e procure utilizar produtos específicos para proteger o cabelo do calor e também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.
  • Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressecado e, conseqüentemente, mais frágil, retirando o brilho natural. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas.
  • Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.
  • A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos ricos em proteínas, como carnes, leite, ovos e derivados e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.
  • Proteja os cabelos do sol. Use chapéu e mantenha-os hidratados.

E visite seu (a) cabeleireiro (a), ele é um dos profissionais mais indicados para orientá-lo quanto à melhor forma de cuidar dos seus cabelos.

“O cabelo é a moldura do rosto, mas além de beleza, o cuidado com os cabelos também é uma questão de saúde”!

 

Ivanilda SalomãoEnfermeira do Trabalho – Especialização em educação Permanente em Saúde

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Setores citam prejuízo e repudiam judicialização da desoneração

Governo conseguiu liminar do STF para acabar com o benefício; empresas de transporte falam...

Petistas de Minas reclamam de desprestígio e deixam evento com Lula

Foto: Ricardo Stuckert/PR O presidente Luiz Inácio...

Prefeitura avança com obra da Praça Joana Angélica

Em breve, Teixeira de Freitas receberá mais um espaço para o lazer e práticas...

Mais para você