InícioVai começar o Virtual Educa Bahia 2018 com educadores do Brasil,...

Vai começar o Virtual Educa Bahia 2018 com educadores do Brasil, Caribe, da América Latina e da África

Pela primeira vez, a Bahia será sede de um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação: o Encontro Internacional Virtual Educa, em sua 19ª edição, que começa na segunda-feira (4) e prossegue até o dia 8, no Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado (antigo ICEIA), em Salvador. Com o tema “Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único”, o evento reunirá grandes personalidades da área de Educação do Brasil, da América Latina, do Caribe e da África, trazendo uma vasta programação, com destaque para os fóruns e as conferências, ministrados por renomados professores, escritores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros que estão envolvidos na temática da Edu­cação no sé­culo XXI e sua in­ter­face com a in­clusão, a di­ver­si­dade, o meio am­bi­ente, a ino­vação, a tec­no­logia e a for­mação do­cente.

Em virtude da importância estratégica da Educação nas sociedades plurais do século 21, o XIX Virtual Educa está dividido em dois eixos, com diferentes programações. O primeiro é o Espaço Pedagógico “Educação para transformar a sociedade em um único espaço multicultural”, destinado a educadores e estudantes, que estarão reunidos no ICEIA. O segundo refere-se ao Fórum Global de Educação e Inovação “Cooperação Sul-Sul”, voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais, a ser realizado no Edifício do Terminal Marítimo do Porto de Salvador, localizado ao lado do Distrito Histórico, durante o qual será apresentada a iniciativa Think Blue, desenvolvida pela Virtual Educa em colaboração com o Banco Mundial.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, ressalta a importância da realização do Virtual Educa em 2018. “Como uma iniciativa projetada em 2001, com vistas a superar todas as dificuldades e envolver as pessoas, o Virtual Educa agora nos dará a oportunidade, no Brasil, de discutir não só a América Latina, mas também o continente africano. A Virtual Educa Brasil 2018 não será um debate dentro do Brasil, mas o Brasil e a Virtual Educa falando para todo o mundo sobre as necessidades que temos e a possibilidade de superar todas as barreiras para alcançar esta nova escola, esta nova educação”.

Fóruns – Ao longo dos cinco dias do evento, serão realizados seis fóruns, tendo à frente renomados professores, escritores e pesquisadores ligados à Educação, nas mais diferentes áreas do conhecimento. Serão eles: III Fórum de Desenvolvimento Tecnológico; III Fórum de Inclusão, Avaliação e Qualidade; XI Fórum de Educadores para a Era Digital; XI Fórum de Educação Superior, Inovação e Internacionalização; VII Fórum Formação ao Longo da Vida; e XIV Fórum de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Cada fórum promoverá de três a quatro conferências e apresentará uma média de 45 trabalhos de pesquisa, voltados ao tema geral do evento.

Conferências – A pro­gra­mação também in­clui con­fe­rên­cias, que con­tarão com as pre­senças do go­ver­nador Rui Costa e do se­cre­tário da Edu­cação Walter Pinheiro, além de personalidades de outros países. Dentre os con­fe­ren­cistas estrangeiros estão Ch­ris­tian Mi­randa, U.C. Chile, que abordará o tema “El si­len­cioso aban­dono de la for­ma­ción in­te­gral del edu­cador del siglo XXI”. Também marcarão presença o reitor da Universidade Federal da Bahia, João Salles, que abordará o tema “UFBA e o en­sino do sé­culo XXI”; e re­pre­sen­tantes da Fundo das Nações Unidas para a Infância/Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que participarão da con­fe­rência “Pro­gramas de apoio a Edu­cação na par­ceria UNICEF/ BNDES”. “Inovações nas Escolas da América Latina”, com Rodrigo Pimentel, da Google, e “Aprende quem ensina”, com o maestro Ricardo Castro, do Neojibá, também estão na programação.

Acesse a programação completa no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

Foto: Ilustração/ Gabriel Carvalho

Fonte | ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Povo quer a verdade, diz Musk sobre X ser o app mais baixado no Brasil

Rede social lidera em número de downloads na AppStore, da Apple, tanto na categoria...

Lira aciona polícia da Câmara contra Felipe Neto após ser chamado de ‘excrementíssimo’

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira...

PCDF responsabiliza motorista de ônibus por acidente com trem

A Polícia Civil do Distrito Federal concluiu a investigação sobre acidente envolvendo trem e...

Mais para você