Pelo menos seis em cada dez brasileiros (59%) admitem que não se preparam para a hora de se aposentar, enquanto apenas 41% têm se preocupado com essa fase da vida, conforme apontado por um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB).
Conforme os dados coletados pelas entidades, entre os brasileiros que não fazem qualquer tipo de plano financeiro para a aposentadoria, 36% alegam não sobrar dinheiro no orçamento e 18% atribuem à ausência de um plano ao fato de estarem desempregados. Para 17% não vale a pena guardar o pouco dinheiro que sobra no fim do mês.
A CNDL/SPC apontou ainda quais os meios mais comuns de se preparar para a aposentadoria, aplicações financeiras (42%), principalmente a previdência privada (20%), e outros ativos financeiros, como ações, títulos ou fundos (20%). Para 35%, os recursos do INSS servirão de renda e 16% dizem que dependerão de terceiros, tais como cônjuges, filhos ou outras pessoas da família. Já 37% dos pesquisados disseram que, ao se aposentar, pretendem continuar ativos no mercado de trabalho.
Por | Bahianoticias