InícioEsportesAutomobilismoFIA rejeita primeiro protesto da Mercedes contra Verstappen

FIA rejeita primeiro protesto da Mercedes contra Verstappen

A FIA rejeitou o primeiro protesto da Mercedes após o GP de Abu Dhabi da Fórmula 1. A equipe alemã alegava que Max Verstappen, da Red Bull, colocou o carro à frente de Lewis Hamilton na curva 12, na preparação para relargada, o que configuraria uma ultrapassagem proibida.
Os representantes da Mercedes e da Red Bull se reuniram com os comissários da prova em duas rodadas de conversa neste domingo após o GP de Abu Dhabi.

Na decisão, a FIA citou a defesa da Red Bull: “A Red Bull argumentou que o carro 44 (Hamilton) não foi ‘ultrapassado’ pelo carro 33 (Verstappen), que ambos os carros estavam acelerando e que havia ‘um milhão de precedentes’ no safety car”.
No outro protesto, a equipe reclama da forma como foi feita a relargada após a entrada do safety car, acionado devido à batida de Nicholas Latifi, da Williams. A FIA ainda não se manifestou sobre este protesto.
Em um primeiro momento, o diretor de prova, Michael Masi, informou que os carros retardatários que estavam entre Verstappen e Hamilton não seriam autorizados a ultrapassar o carro de segurança. Após questionamento da Red Bull, a direção de prova decidiu mudar a decisão.
A Mercedes alega que todos os retardatários deveriam ultrapassar o safety car e não apenas os cinco citados pela direção de prova (Lando Norris, Fernando Alonso, Charles Leclerc, Esteban Ocon e Sebastian Vettel).
Os protestos são referentes aos artigos 48.8 e 48.12 do regulamento esportivo da Federação Internacional de Automobilismo. O artigo 48.8 diz que “nenhum piloto pode ultrapassar outro carro na pista, incluindo o safety car, até que ele passe a linha pela primeira vez após o safety car ter retornado aos boxes”. Já o 48.12 aponta que “qualquer carro que tenha sido ultrapassado pelo líder é obrigado a ultrapassar os carros na volta inicial e no safety car.”
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Chuvas deixam mais de 700 desabrigados em Santa Catarina; 24 cidades são afetadas

No último final de semana, oito municípios do estado de Santa Catarina entraram em...

Suplemento Fiki Serenity (Fiki Bem) ganha reconhecimento como produto líder no alívio da ansiedade no Brasil

Oferencendo uma solução natural e eficaz para aqueles que lutam contra o fardo da...

Tribunal da África do Sul considera ex-presidente inelegível

Jacob Zuma presidiu o país por 9 anos e foi preso em 2021 por...

Mais para você