Nesta sexta-feira, o piloto Max Verstappen foi o mais rápido no treino qualificatório que definiu os 10 primeiros do grid da classificação sprint, que acontece no sábado, antes do GP da Emilia-Romagna da Fórmula 1.
O atual campeão mundial anotou o tempo de 1m27.999 em sua melhor volta e conquistou a pole position para o circuito sprint. Após uma série de paralisações, a qualificatória foi encerrada quando faltava menos de um minuto para o fim.
Atrás do holandês ficou o piloto da Ferrari, Charles Leclerc, líder da temporada 2022. Lando Norris, Kevin Magnussen e Fernando Alonso fecharam o top 5 do grid.
O espanhol Carlos Sainz da Ferrari, que havia feito um bom treino livre, teve problemas com o carro e não conseguiu terminar a etapa qualificatória.
Por terem ficado entre os cinco últimos na primeira qualificatória, os pilotos Tsunoda, Gasly, Latifi, Ocon e Albon foram eliminados e não participaram da Q2.
Já Russell, Schumacher, Hamilton, Zhou e Stroll foram os cinco mais lentos da segunda qualificatória e foram eliminados da disputa do Q3.
A prova está marcada para ocorrer no domingo, às 10h (horário de Brasília), no Autódromo Enzo e Dino Ferrari.
Vale lembrar que o GP da Emilia-Romagna será o primeiro de 2022 com classificação sprint, um formato diferente introduzido no ano passado, mas que sofreu algumas mudanças para esta temporada.
A corrida sprint é uma versão reduzida da corrida normal. Foi criada para movimentar o fim de semana de GP e será disputada no sábado. Enquanto a corrida principal tem distância total de 305km, a sprint tem 100km e duração média de 30 minutos.
Por esse formato, a classificação dessa sexta definiu o grid de largada da sprint no sábado. Já o resultado da sprint forma o grid de largada da corrida de domingo.
Veja como ficou o grid de largada para a corrida sprint do GP da Emilia-Romagna:
1 – Max Verstappen (Red Bull)
2 – Charles Leclerc (Ferrari)
3 – Lando Norris (McLaren)
4 – Kevin Magnussen (Haas)
5 – Fernando Alonso (Alpine)
6 – Daniel Ricciardo (McLaren)
7 – Sergio Pérez (Red Bull)
8 – Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
9 – Sebastian Vettel (Aston Martin)
10 – Carlos Sainz (Ferrari)