InícioEditorialChris Gontijo: marca faz lingerie para o “corpo da brasileira”

Chris Gontijo: marca faz lingerie para o “corpo da brasileira”

Após anos trabalhando como importadora de lingeries francesas, a mineira Chris Gontijo percebeu uma lacuna no mercado: uma etiqueta que fizesse peças adaptadas para o “corpo da brasileira”. Em 2006, nasceu a marca homônima. Desde então, veio uma linha de loungewear e diversos pontos de venda no Brasil e no mundo.

Vem conferir!

Giphy/Chris Gontijo/Divulgação

O termo loungewear ganhou destaque durante a pandemia, período que não fazia sentido discutir tendências de moda, uma vez que estávamos todos confinados em casa. Diversas empresas do setor tiveram que diversificar a oferta de produtos e passaram a oferecer roupas “para ficar em casa”, porém mais arrumadinhas. 

Chris Gontijo não precisou entrar no modismo, uma vez que já tem o loungewear como carro-chefe há décadas. Em entrevista à coluna, a estilista e empresária mineira disse que viu as buscas pelo seus produtos crescerem durante o isolamento social e que conseguiu outro feito: fidelizar essa clientela. 

A estilista Chris Gontijo, uma mulher branca com cabelos castanhos lisos e longos, posando para foto com pijama da própria marca na sala de uma casa. Na foto, ela usa um conjunto lilás de seda. É possível ver, atrás, uma mesa de madeira com esculturas de animais nas cores branco e azul.
Chris Gontijo em evento em Brasília, cidade em que possui uma clientela fiel

 

A estilista Chris Gontijo, uma mulher branca com cabelos castanhos lisos e longos, posando para foto com pijama da própria marca em Paris. Na foto, ela usa um conjunto azul com estampa de flores e está escorada em em uma ponte. Ao fundo é possível ver a Torre Eiffel, cartão postal da cidade.
De volta às origens: Chris Gontijo foi a Paris para fotografar peças da marca que leva seu nome

 

A estilista Chris Gontijo, uma mulher branca com cabelos castanhos lisos e longos, posando para foto com pijama da própria marca em Paris. Na foto, ela usa um conjunto verde água e segura uma baguette, pão típico da França. Ela está atravessando a rua.
A mineira viaja para as capitais europeias para fazer uma curadoria de marcas de lingerie de luxo

Indagada se a volta ao “antigo normal” e a vontade de usar roupas chamativas não podem ofuscar peças como lingerie e loungewear, Chris se mostrou confiante com a estratégia de manter o DNA original da marca. Ela não pretende incorporar plumas e brilhos ao seu design.

“Eu quero que as mulheres fiquem bonitas, confortáveis e elegantes, então, não vejo sentido em trazer para a marca uma mudança de acordo com a moda”, explica a mineira. Com toques de rebeldia, ela afirma que nunca foi de seguir as tendências e que sabe o propósito da empresa que fundou.

Modelo negra, com cabelos ondulados amarrados, posando para foto em uma praia com pijama de seda. O conjunto de calça e camisa é na cor branca, com estampa de plantas verdes, e no cabelo ela está com um enfeite na mesma estampa. As peças são da marca Chris Gontijo.
As estampas da marca são desenvolvidas pela própria equipe de criação

 

Modelo negra, com cabelos crespo curto, posando para foto deitada na grama verde. Ela usa uma camisola branca com robe, também branco, com detalhes de renda. As peças são da marca Chris Gontijo.
A qualidade das peças é um dos pontos fortes da marca

 

Modelo negra, com cabelos cacheado amarrado, posando para foto sentada em uma cadeira de madeira. Ela usa um sutiã e uma calcinha, na mesma estampa, de duas cores: rosa claro e vermelho. Na cabeça, usa um diadema vinho de veludo e também brincos dourados.
A modelagem das peças, que leva em conta a proporção das brasileiras e abrange uma ampla grande de tamanhos, também é um diferencial
Original e sustentável

Muitas marcas gostam de trazer para si adjetivos que a caracterizam como conscientes. Porém, são poucas as que deixam claro como promovem melhorias no processo de confecção dos produtos. Não é o caso de Chris Gontijo.

Durante o bate-papo com a coluna, a mineira explicou que trabalha para aproveitar o tecido ao máximo, começando pela confecção das peças de tamanho maior para encaixar as menores no que for ficando do material. O que sobra é transformado ainda em saquinhos para os produtos e até em máscaras para dormir. 

A qualidade das peças e o design original – a marca possui uma equipe de criação que desenvolve estampas do zero – é o que faz as clientes se apaixonarem por Chris Gontijo. Ainda durante a entrevista, a estilista mostrou que tinha recebido uma mensagem de uma compradora que adquiriu um pijama oito anos atrás, e o conjunto segue intacto. 

Mulher branca e loura, chmada Duda Portela Amorim, posando para foto na sala de casa com um vestido vermelho seda com alças finas. A peça é da marca mineira Chris Gonijo. Ela usa um salto scarpin preto e uma bolsa tamém preta, da marca Chanel.
Segundo Chris, prolongar a vida útil das peças é a melhor forma de ser sustentável. Acima, Duda Portella Amorim mostrando que a camisola de seda pode ser uma ótima opção de look noturno

 

Mulher branca com cabelo liso castanho, chamada Renata Foresti, posando para foto na varanda de uma fazenda. Ela usa uma camisola e um robe, tudo em verde claro com renda. Todas as peças são da marca mineira Chris Gonijo. Ao fundo é possível ver uma montanha e muitas plantas, o que reforça que a mulher está em uma fazenda.
A brasiliense Renata Foresti também é fã e aposta nas peças da marca para garantir o conforto no dia a dia

 

Modelo branca com cabelos castanhos longos e amarrados posando para foto no que parece ser a área externa de casa. Ela usa um cojunto de camisa e calça, ambas as peças brancas e em linho. Os itens são da marca Chris Gonijo.
Loungewear sai do lugar comum com toques de alfaiataria 
Modelagem que cativa

Sobre as lingeries, o grande trunfo de Chris foi deixar de lado as peças importadas e apostar no desenvolvimento específico para os “corpos das brasileiras”. Afinal, são modelagens completamente distintas das francesas.

“Não adianta pensar naquelas medidas que classificam o busto, tipo 34B ou 34D”, explica a mineira. Segundo ela, o que faz um sutiã vestir bem é o formato do bojo adaptado ao seio. 

Mulher branca, com cabelos ruivos cacheados, posando para foto de lingerie. Ela usa um sutiã preto de renda e uma calcinha, também de renda, mas nas cores preta e bege. Por cima, usa um robe preto com detalhes de renda
Após anos trabalhando como importadora de lingeries de luxo, Chris Gontijo entendeu que as brasileiras tinham necessidades diferentes

 

Mulher branca, com cabelos ruivos cacheados, posando para foto de lingerie. Ela usa um sutiã preto de renda e uma calcinha, também de renda, mas nas cores preta e bege. Por cima, usa um robe preto com detalhes de renda
As lingeries da marca mineira são elegantes e sofisticadas

 

Mulher branca, com cabelos lisos e castanhos, posando para foto na sala de casa. Ela usa um chemise preto, longo, e uma calça também preta. As peças são da marca mineira Chris Gontijo.
O loungewear é perfeito para quem preza por conforto, mas não abre mão de peças com bossa
Reforço em Brasília

A conversa com a Coluna Ilca Maria Estevão aconteceu em um evento exclusivo para antigas clientes. Anna Paola Pimenta da Veiga foi a anfitriã do almoço, que tinha como objetivo estreitar laços com um público que já conhecia a marca.

Chris Gontijo tem uma relação de afeto com a capital federal. “Meu avô participou da construção de Brasília, tenho um carinho especial pela cidade, além de parentes que moram aqui”, conta.

Anna Paola Pimenta da Veiga foi a anfitriã do almoço que trouxe Chris Gontijo para Brasília

 

Girls day in: Carolina Viudes, Chris Gontijo, Alessandra Mattar e Anna Paola Pimenta da Veiga com o mesmo conjuntinho lilás de pijama

 

A marca mineira já tem clientes fiéis em Brasília, mas quer reforçar a presença em ações pontuais. Acima, Natalia Pimenta da Veiga, uma das convidadas
Serviço

A Chris Gontijo tem o e-commerce como a principal plataforma de vendas. A marca entrega para todo o Brasil e disponibiliza consultoria por WhatsApp, com uma tabela de medidas para melhorar a experiência de compra.

 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!

Colaborou Carina Benedetti

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