InícioEditorialMourão chama de “ataque à democracia” decisão do STF sobre Silveira

Mourão chama de “ataque à democracia” decisão do STF sobre Silveira

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) teceu críticas, na manhã desta sexta-feira (13/5), ao Supremo Tribunal Federal (STF), por suas últimas decisões, em especial, em relação ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). Para ele, a condenação do parlamentar foi um “verdadeiro ataque à democracia”.

Em entrevista à rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul, o general disse que vê com “extrema preocupação o que tá acontecendo”. Para Mourão, após uma série de envolvimentos em corrupção, de membros do Legislativo, o Judiciário cresceu com certo “poder”, que rompeu a “harmonia e equilíbrio do que está acima do processo democrático”.

O general também afirmou haver um desencontro de informações e interpretações no Judiciário, porque há uma polarização de opiniões dos magistrados.

“A lei ela é para nós cidadãos comuns. Temos que entender o que podemos e o que não podemos fazer. A partir do momento que o magistrado A interpreta a lei de uma maneira e o magistrado B de outra maneira, a gente não sabe mais o que faz, e é isso que vem acontecendo”, argumentou Mourão.

  • Política
    Em primeira viagem como pré-candidato, Mourão cumpre agenda no Uruguai
  • Política
    Mourão pede paciência a servidores em meio a pressões por aumento

  • 0

     

    Daniel Silveira

    Em relação à condenação do deputado federal Daniel Silveira, por 10 x 1 votos, Mourão relatou que houve um “desacordo com aquilo que é o próprio processo legal”. Sem citar nomes, o vice-presidente falou sobre a relatoria de Alexandre de Moraes no caso do parlamentar.

    “O camarada que investiga não pode ser o mesmo que denuncia e o que julga. Temos o inquérito da fake news, que não tem objeto, não tem prazo. Todo inquérito tem prazo. Dentro do Exército, por exemplo, tem 30 dias para terminar a investigação. Se não terminar nos 30, você pede mais 30, é assim que funciona”, explicou.

    Como já disse em outras oportunidades, o general Mourão sugeriu que se Alexandre de Moraes se sentiu ofendido pelas falas de Daniel Silveira, ele tinha que ter tomado outra iniciativa: “Se eu sou ofendido, vou na delegacia, faço um boletim de ocorrência e processo o cidadão que me ofendeu. No caso, o que estamos vendo: se sou ministro do STF, mando prender. Isso é um verdadeiro arbítrio e ataque à democracia”, salientou.

    Silveira foi condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão, inegibilidade e multa de R$ 200 mil. Ele foi acusado de estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições, entre as quais o STF. Ele chegou a ser preso em fevereiro do ano passado por divulgar um vídeo com ameaças a ministros do Supremo.

    Em sua fala, Mourão ainda minimizou a gravidade das falas do parlamentar contra os membros da corte, mas o chamou de mal-educado. “As expressões usadas pelo Daniel Silveira não foram educadas, mas ele é um parlamentar e ele tem liberdade pra fazer isso”, disse.

    Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

    O post Mourão chama de “ataque à democracia” decisão do STF sobre Silveira apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    MPF anuncia julgamento de ex-PRFs pela morte de Genivaldo Santos

    O Ministério Público Federal (MPF) dará início, na próxima terça-feira (26/11), ao julgamento de...

    Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?

    Celebridades que enfrentam problemas com a justiça não são uma novidade. Mas, além de...

    Colo-Colo anuncia mais 5 contratações para próxima temporada

    O Colo-Colo, nesta sexta-feira (22), anunciou a contratação de mais 5 jogadores para compor...

    China apresenta ‘porta-avião de drones’ e outras armas em desfile militar

    A eleição de Donald Trump promete intensificar ainda mais as disputas entre Estados Unidos...

    Mais para você