InícioEditorialEstudo: após os 60 anos, risco de derrame sobe 14% a cada...

Estudo: após os 60 anos, risco de derrame sobe 14% a cada hora de sofá

Quantas horas você passa em frente à TV por dia? Pesquisadores da Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos, descobriram que o risco de derrame aumenta 14% para cada hora gasta em atividades sedentárias.

No estudo, publicado na revista científica JAMA, na sexta-feira (3/6), os cientistas monitoraram hábitos de 7.607 americanos com idade média de 63 anos.

O trabalho incluiu dispositivos de rastreamento de movimento posicionados na altura do quadril dos voluntários para saber quando as pessoas se moviam e em que intensidade. Os participantes também passaram por check-ups de seis em seis meses para avaliações sonre a saúde.

Sete anos depois do início da pesquisa, os dados foram analisados. Neste período, houve 286 casos de acidentes vasculares cerebrais entre os participantes.


0

Com esses dados, os cientistas calcularam que os sedentários que, mal se moviam quando despertos, tinham 44% mais risco de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Para cada hora acima de 13 horas de descanso sem atividade, o risco de derrame aumentava 14%.

“O tempo gasto em comportamento sedentário foi interessante porque a maioria dos adultos passa a maior parte do tempo acordado sendo fisicamente inativo. Notavelmente, os participantes com maior tempo sedentário (mais do que 13 horas por dia) tiveram um aumento de 44% no risco de acidente vascular cerebral em comparação com aqueles no tercil mais baixo (menos de 11 horas/dia)”, escreveram os autores.

  • Sopa de pimentão
    Saúde
    Hora que você janta pode aumentar risco de AVC, diz estudo
  • avc
    Saúde
    A cada hora, 11 pessoas morrem de AVC no Brasil
  • Ex-confeiteira Manuela Barcelos
    Saúde
    AVC aos 30 anos: “Passei a ser grata por tudo que tenho e vivi”
  • A boa notícia é que as pessoas que dedicavam 25 minutos por dia para se exercitarem reduziram o risco de AVC em 43%. Isso porque a atividade física contribuiu para a diminuição do colesterol e da pressão arterial.

    Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

    O post Estudo: após os 60 anos, risco de derrame sobe 14% a cada hora de sofá apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    Bolívia enviará ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul

    O presidente Luis Arce aprovou na 4ª feira (15.mai) a doação de alimentos, mantas,...

    Pabllo Vittar, Djonga e Matuê agitam Virada Cultural no centro de SP

    São Paulo  —A Virada Cultural 2024 acontece neste fim de semana e vai levar...

    Mulher é presa suspeita de ser “isca” do PCC em tribunal do crime

    São Paulo — Uma mulher de 36 anos foi presa nessa quinta-feira (16/5), em...

    Tribunal de Justiça de São Paulo suspende votação da privatização da Sabesp em Guarulhos

    O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) suspendeu a votação do projeto de...

    Mais para você