19 julho, 2025
sábado, 19 julho, 2025

Receita paga sexta-feira (30) restituições do último lote do IR 2022

Compartilhe

Cerca de um milhão e 220 mil contribuintes recebem nesta sexta-feira, dia 30, os valores referentes ao quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física. Serão pagos ao todo R$ 1,9 bilhão. O dinheiro vai para a conta informada no momento da declaração. Esse lote contempla também as restituições residuais de anos anteriores.

Caso o crédito não seja realizado – por exemplo, se a conta informada estiver desativada – os valores permanecem disponíveis para o resgate por até um ano. Se o resgate não for realizado depois de um ano, ele poderá ser solicitado pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal.

Entre março e setembro, a Receita recebeu 38 milhões de declarações do ano-base 2021. Entretanto, mais de 1 milhão delas, cerca de 2,7% do total, ficaram presas na malha fina. Os principais motivos foram: omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual, problemas na declaração de despesas médicas e divergências entre a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte e que foi declarado pela pessoa física.

Neste mês, a Receita Federal emite 444 mil cartas para avisar aos contribuintes que caíram na malha fina sobre a necessidade de apresentar uma declaração retificadora.

 

Economia São Luís (MA) 29/09/2022 – 12:11 Paula de Castro / Guilherme Strozi Gabriel Corrêa – Repórter da Rádio Nacional IRPF Imposto de Renda Restituição quinta-feira, 29 Setembro, 2022 – 12:11 88:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você