InícioEditorialPF prende quadrilha internacional que transportava drogas em caminhões

PF prende quadrilha internacional que transportava drogas em caminhões

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (4/11), a Operação Overlord, para desarticular organização criminosa que atua no tráfico internacional de entorpecentes. A droga era transportada a partir de Guaíra (PR) e tinha como destino a cidade de São Paulo.

A operação mobilizou cerca de 100 policiais federais para o cumprimento de 29 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaíra, sendo 18 de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva, nas cidades de Guaíra (PR), Terra Roxa (PR), Xambrê (PR), São Paulo, Barueri (SP), Itupeva (SP) e Jundiaí (SP).

A investigação durou aproximadamente um ano e, nesse período, a PF conseguiu vincular três flagrantes de tráfico de drogas à atuação da quadrilha. No total, apreendeu mais de 1 tonelada de cocaína e 1,2 tonelada de maconha.

De acordo com a corporação, a organização usava empresas de transporte de fachada, cujos sócios eram laranjas conscientes do esquema e com as quais eram contratados fretes de mercadorias lícitas a fim de dissimular o carregamento de drogas em fundos falsos instalados nos caminhões. Era comum, ainda, a transferência de propriedade dos veículos utilizados para o transporte e para “bater” a carga entre os integrantes da quadrilha.

Os criminosos passaram a ganhar muito dinheiro com o esquema permitindo a compra de imóveis, automóveis, entre outros bens de alto valor. Deste modo, além dos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, a operação tem como objetivo descapitalizar o bando. A Justiça determinou o sequestro de bens móveis e imóveis ligados a 19 investigados, o bloqueio de contas em nome das pessoas físicas e jurídicas vinculadas, em especial dos líderes e ainda o bloqueio de 45 veículos de propriedade de seus membros.

Os envolvidos deverão responder pela prática de tráfico de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa. Esses crimes possuem penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 33 anos de prisão. A ação contou com o apoio da Polícia Civil do Paraná através do Grupamento de Operações Aéreas (G.O.A.).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Empresário chinês apontado como mandante de incêndios em lojas e galpão em Feira de Santana é preso

Apontado como mandante dos incêndios que destruíram um galpão e duas lojas em Feira...

Indiciamento pela PF não interrompe férias de Bolsonaro na praia

O indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal no inquérito do golpe, nessa quinta-feira...

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento

O cantor sertanejo Luan Santana e a influenciadora Jade Magalhães estão vivendo um momento...

Suspeito de tráfico é detido com arma e drogas no Extremo Sul da Bahia

Em ação na manhã desta quinta-feira (21), durante a Operação Força Total, policiais da 88ª...

Mais para você