InícioEditorialMetrópoles recebe seis indicações ao Prêmio Policiais Federais

Metrópoles recebe seis indicações ao Prêmio Policiais Federais

Pelo sexto ano consecutivo, o Metrópoles é finalista do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. O portal tem seis trabalhos concorrendo em três categorias. Também disputam o troféu matérias da Folha de S. Paulo, G1, TV Globo e RecordTV.

A reportagem A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia disputa com o especial  Um quarto no Jacarezinho o troféu de melhor trabalho de Webjornalismo. Na categoria fotografia, as três imagens indicadas são do Metrópoles: dois trabalhos publicados na matéria multimídia A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia e um no post Garimpo ilegal de ouro no rio Madeira. Na seção para estudantes, os estagiários do programa Mentor concorrem com a reportagem Amor nos tempos do cárcere.

A matéria A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia, escrita por Mirelle Pinheiro, mostra como acontecem o aliciamento e a travessia de traficantes e vítimas dentro e fora do país. Para tanto, o Metrópoles foi à Bolívia, ao Peru e à Venezuela.

A reportagem acessou o solo estrangeiro pela porta da frente, mas também percorreu rios, vias clandestinas e trilhas abertas em meio à mata, principais acessos do crime organizado na América do Sul. A equipe de fotografia, composta por Igo Estrela e Rafaela Felicciano, acompanhou a repórter e captou imagens emocionantes dos personagens entrevistados.

Gui Prímola e Marcos Garcia criaram um design inovador com diversos recursos multimídia para receber o material editado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Daniel Ferreira e Michael Melo. Juliana Afioni revisou o texto e, por fim, Allan Rabelo, Saulo Marques e Daniel Mendes desenvolveram os códigos para colocar o trabalho no ar.

Na matéria Um quarto no Jacarezinho, de Leilane Menezes, com produção de Suelen da Silva Bastos, o portal mostrou como a operação na comunidade do Rio Janeiro afetou a vida de crianças e adolescentes da região.

Para esses meninos e essas meninas, 6 de maio será lembrado como o dia em que a barbárie encontrou a infância. Kaíque, 7 anos, ainda perde o sono quando pensa no barulho dos tiros; e Natasha, 9, lamenta que policiais tenham agredido até o cachorro da família. Gabriel, 12, diz que já se acostumou com o som das armas, enquanto Bruno, 8, enfrenta problemas de ansiedade.

Eles abriram a porta de seus quartos para receber a equipe do portal, dois meses após a manhã em que acordaram com o barulho de helicópteros e fuzis. São relatos sobre sonhos e o que não os deixam dormir.

Gui Prímola e Yanka Romão criaram um design com scroll lateral. A equipe de arte ilustrou e animou em cima das imagens tiradas por Aline Massuca e Bruno Itan. Allan Rabelo, Daniel Mendes, Mateus Moura e Saulo Marques desenvolveram os códigos. Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles e Daniel Ferreira editaram o especial, com revisão final de Juliana El Afioni.

 

A série de fotos Garimpo ilegal de ouro no rio Madeira, de Igo Estrela, mostra a invasão de balsas garimpeiras no rio Madeira em novembro de 2021. O fotógrafo, ao lado do repórter Raphael Veleda, acompanhou a vida dos garimpeiros e o combate das Forças Armadas contra a ação ilegal na região.

A reportagem Amor nos tempos do cárcere mostra como a formação de vínculos afetivos durante e após o encarceramento diminui a reincidência de crimes. Durante três meses,  a equipe de reportagem conversou com egressos que mostram como o apoio de um parceiro é fundamental para o processo de ressocialização.

As histórias contam diferentes perspectivas de relações que se constroem no cárcere e como elas se transformam em motivação para uma nova vida fora do crime. A reportagem foi apurada pelos participantes do programa de estágio do Metrópoles, o Mentor: Allan Ricardo, Daniela Santos, Jaqueline Fernandes, Jéssica Ribeiro, Jonatas Martins, Luiz Maza, Mariah Aquino, Maria Regina Mouta, Natany Sousa e Thalita Vasconcelos.

O trabalho foi editado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Maria Eugênia, Daniel Ferreira e Michael Melo. Os vídeos foram captados por Tauã Medeiros e Gabriel Foster. O especial multimídia contou com design de Gui Prímola e ilustrações de Yanka Romão. Allan Rabelo, Daniel Mendes, Mateus Moura e Saulo Marques desenvolveram os códigos. Por fim, Juliana El Afioni revisou todo o material.

Sobre o prêmio

O Prêmio Policiais Federais de Jornalismo está em sua sexta edição e surgiu com o objetivo de inserir o tema segurança pública no cotidiano das redações brasileiras, promovendo a produção de matérias de qualidade que difundam a necessidade de discutir as melhorias necessárias ao sistema de segurança brasileiro.

Ano passado, o Metrópoles levou três troféus do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. A equipe do portal de notícias venceu o Grande Prêmio e a categoria Rádio com o podcast Revisão Criminal – O crime da 113 Sul. O time de fotografia do site de notícias ainda levou o título de melhor imagem com o trabalho Policial morto em operação no Rio deixa mãe de cama, vítima de um AVC.

O portal venceu, também, a categoria Webjornalismo nos quatro primeiros anos do concurso. Na edição de 2020, a matéria Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas levou a categoria Webjornalismo e ainda ganhou o Voto On-line – troféu escolhido pela votação dos policiais federais de todo o Brasil.

No ano anterior, a equipe do portal saiu com dois troféus: venceu o Grande Prêmio, com a matéria Quando a polícia adoece, e a categoria Webjornalismo, com a reportagem Carros-fortes, homens indefesos. Em 2018, a matéria Lula encarcerado: a trajetória do petista até a execução da pena ganhou o primeiro lugar. Em novembro do ano anterior, a equipe levou o troféu pela cobertura da Operação Panatenaico.

 

 

 

The post Metrópoles recebe seis indicações ao Prêmio Policiais Federais first appeared on Metrópoles.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

General tinha “roteiro” para deputados bolsonaristas rebaterem 8/1

A Polícia Federal encontrou em um HD do general Mário Fernandes (foto em destaque)...

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

ANA CORA LIMARIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Maria Flor estava ansiosa antes de...

Águas Claras é campeã de tretas entre síndicos e moradores. Veja lista

Nenhuma região do Distrito Federal registrou mais ocorrências policiais entre síndicos e moradores de...

Mais para você