Cada vez mais cresce a dúvida sobre o porque o metabolismo de uma pessoa está tão lento, e, por isso, a doutora Raquel Menezes explica o que pode estar acontecendo por trás da saúde para chegar a esse ponto.
A primeira coisa a saber é que o metabolismo está relacionado à capacidade do corpo de produzir e armazenar energia a partir de gordura, açúcar e proteína. Se o organismo não estiver utilizando os estoques de energia da forma correta, ele não está funcionando tão bem quanto deveria.
Geralmente, algumas pessoas apresentam metabolismo 25% abaixo da média para a idade, enquanto outras, 25% acima do esperado. Essa condição está relacionada a problemas como genética, envelhecimento, hormônios e obesidade que afetam diversas funções do organismo. Com isso, se sentir alguns dos seguintes sintomas, pode ser que o seu corpo precise de mais atenção:
- Ganho ou dificuldade de perder peso;
- Fadiga e sonolência;
- Desequilíbrios hormonais;
- Pele, unhas e cabelo seco;
- Exagero na vontade de comer açúcar;
- Sensação de inchaço.
Felizmente existem formas de contornar essa situação para conseguir a perda ou ganho de peso desejados, desde que o acompanhamento de um médico, normalmente um endocrinologista, seja priorizado. De acordo com a doutora, melhorar hábitos alimentares, diminuir o consumo de açúcar, comer gorduras saudáveis e realizar atividades físicas ajudam a processar um metabolismo mais correto e saudável.
Conheça mais Raquel Menezes: https://instagram.com/draraquelmenezes
Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa