InícioNotíciasPolíticaXi Jinping chega a um inédito terceiro mandato na China

Xi Jinping chega a um inédito terceiro mandato na China

Depois de ser eleito em outubro do ano passado como chefe do Partido Comunista Chinês e das forças armadas por mais cinco anos, Xi Jinping recebeu nesta sexta-feira (10/3) o aval do parlamento do país para seu terceiro mandato como presidente. É a primeira vez que isso acontece na China, o que o torna o líder mais poderoso daquela nação em séculos.

Os quase 3 mil integrantes do Congresso Nacional do Povo – nome do parlamento chinês – votaram de forma unânime para escolher Jinping, de 69 anos. Sem concorrentes, ele também teve confirmada a nomeação de comandante do Exército Popular de Libertação.

Com o punho direito erguido e mão esquerda sobre a constituição chinesa, Jinping prometeu “construir um próspero, forte, democrático, civilizado, harmonioso e grande país socialista moderno”.

Ao lado dele, o ex-vice-premier Han Zheng foi eleito como vice-presidente. E Zhao Leji, ex-chefe da principal comissão anticorrupção do partido, se tornou presidente parlamentar. Toda a cerimônia, cuidadosamente coreografada, durou cerca de uma hora e aconteceu no Grande Salão do Povo na Praça da Paz Celestial de Pequim.

Institucionalmente, o parlamento também aprovou reformas. As mais destacadas são uma “revisão” do Ministério da Ciência e Tecnologia e a criação de um órgão regulador financeiro e de uma agência nacional de dados.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Petrobras revela plano de investimento de US$ 111 bilhões em energia até 2029

A Petrobras revelou sua intenção de alocar US$ 111 bilhões entre 2025 e 2029,...

TCM-BA aprova contas de Itabuna e recomenda com ressalvas contas de outras 7 prefeituras

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, na manhã desta quinta-feira...

Brasil apoia esforços da China para reunificação pacífica com Taiwan

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou seu apoio aos esforços...

TSE tem 17 partidos que tentam oficializar seu registro; Missão, criado pelo MBL, é o que tem mais chances de vingar

Consulta feita pela reportagem do Bahia Notícias ao Tribunal Superior Eleitoral revela que, neste...

Mais para você