InícioEditorialMotos: aumenta o número de mulheres habilitadas, mas homens ainda dominam

Motos: aumenta o número de mulheres habilitadas, mas homens ainda dominam

Sétimo maior produtor mundial de motocicletas e com uma frota nacional com mais de 31 milhões de unidades, o Brasil tem atualmente 8,8 milhões de mulheres habilitadas na categoria A – documento necessário para guiar veículos motorizados de duas ou três rodas. Em 2013, haviam pouco mais de 5 milhões de habilitadas. No comparativo, há um crescimento de 76,5% no período.

No entanto, apesar desse crescimento expressivo, o público feminino ainda é minoria: representam 24% dos habilitados. Em 2013, esse índice era de 20,2%. De acordo com a Abraciclo, entidade que reúne os fabricantes de motocicletas e similares, entre os fatores atribuídos para o aumento de condutoras está o empoderamento feminino.

Divisão por idade
A faixa etária que concentra o maior número de habilitações, tanto para homens quanto para mulheres, é a que vai dos 31 aos 40 anos. No total, elas somam 7.790.504 motociclistas e eles totalizam 11.871.802 habilitados.

São quase 20 milhões de habilitados para moto na faixa entre 31 e 40 anos (Foto: Divulgação)

Em segundo lugar, estão as pessoas com idades entre 41 e 50 anos. O gênero feminino responde por 6.520.793 habilitações e, o masculino, por 10.774.078 das carteiras na categoria A. Na terceira colocação, com a maior diferença, está o público acima 60 anos: são 3.988.122 mulheres motociclistas e 11.068.970 homens.
 
Perfil do consumidor       
Levantamento das associadas da Abraciclo revela que os homens são os principais compradores de motocicletas e foram responsáveis por 62% dos contratos fechados em 2022. Em 2012, esse índice era de 74%.

62% das motocicletas são compradas pelo público masculino no Brasil (Foto: Divulgação)

Na análise de preferência por modelos, a motoneta é a categoria mais procurada pelas mulheres (69%). O uso das scooters é maior entre os homens (60%).

Para finalizar, de acordo com dados do IBGE/Denatran, no Brasil, a cada oito mulheres, uma está habilitada a conduzir uma motocicleta.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PL não decidiu quem apoiará para comandar Câmara e Senado, diz Valdemar

Presidente do partido de Jair Bolsonaro nega que condiciona apoio a eventual anistia para...

Com mais chuvas, bloqueios aumentam em rodovias do Rio Grande do Sul

O número de trechos com bloqueios parciais ou totais em rodovias estaduais do Rio...

Polícia Federal fecha três garimpos em Terra Indígena Kayapó no Pará

A Polícia Federal fechou três garimpos de ouro clandestinos na região conhecida como “Garimpo...

Bolsonaro tem “evolução”, mas segue sem previsão de alta

Presidente está internado em São Paulo para tratar uma erisipela em sua perna esquerda ...

Mais para você