InícioEditorialPolítica NacionalCâmara pede entrega de apartamentos funcionais e gera nova crise com Senado

Câmara pede entrega de apartamentos funcionais e gera nova crise com Senado

Em mais um capítulo da disputa entre Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a Câmara dos Deputados pediu a 11 senadores que devolvam apartamentos funcionais que ocupam desde o período em que eram deputados federais. São eles: Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Wellington Dias (PT-PI), senador licenciado e atual ministro do Desenvolvimento Social, Efraim Filho (União Brasil-PB), Dr. Hiram (PP-RR), Tereza Cristina (PP-MS), Wellington Fagundes (PL-MT), Marcelo Castro (MDB-PI), Professora Dorinha (União Brasil-TO),  Romário (PL-RJ), Alan Rick (União Brasil-AC) e Eliziane Gama (PSD-MA). O pedido, datado da quarta-feira, 22, é assinado pelo 4º secretário da Casa, deputado Lucio Mosquini (MDB-RO), e visto, nos bastidores, como uma espécie de retaliação ao Senado pela crise das medidas provisórias (MPs), que paralisa a agenda do Congresso Nacional e afeta diretamente a agenda do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Até a publicação desta reportagem, nenhum dos parlamentares entregou o imóvel.

O caso foi inicialmente divulgado pelo blog do jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews, e confirmado pelo repórter Bruno Pinheiro, da Jovem Pan News. No documento, obtido pela reportagem, a Câmara afirma que não há unidades suficientes para atender os deputados. “Tornou-se público e notório que esta Casa não dispõe de imóveis funcionais suficientes para acomodar todos os Deputados e seus familiares. Com aproximadamente 370 (trezentos e setenta) imóveis aptos para efetiva ocupação, a carência por apartamentos ultrapassa 100 (cem) unidades. Com o passar dos anos, houve um aumento significativo na demanda por moradia nesta Capital Federal e, embora a Quarta-Secretaria tenha buscado diversas alternativas para disponibilizar novas unidades, ainda não foi possível encontrar uma solução adequada para o déficit existente”, diz um trecho do ofício.

A ocupação dos imóveis funcionais, em alguns casos, era resolvido através de um acordo entre as cúpulas da Câmara e do Senado. O ofício assinado na quarta-feira, 22, mostra, no entanto, como a crise das medidas provisórias afetou a relação entre as duas Casas. “Atualmente, 11 (onze) Senadores ocupam apartamentos da Câmara dos Deputados, enquanto apenas 3 (três) Deputados residem em imóveis do Senado Federal, conforme lista anexa. Este contexto de não reciprocidade numérica para todas as unidades ocupadas por Senadores, nos termos do Ato da Mesa 5/2011, dificulta a manutenção de qualquer acordo entre as Casas para a cessão de imóveis aos nobres pares”, escreve Mosquini. Os deputados que utilizam imóveis funcionais do Senado são Aécio Neves (PSDB-MG), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e José Medeiros (PL-MT).

“Diante da forte demanda dos Deputados para ocupação imediata de imóveis funcionais e a falta de unidades disponíveis para distribuição, considero ser inoportuna a renovação do Termo de Execução Descentralizada – TED entre as Casas Legislativas, já expirado em 31/01/2023, e solicito a devolução de todas as unidades habitacionais referenciadas. Ato contínuo, informo que as 3 (três) unidades do Senado Federal ocupadas por Deputados Federais também serão devolvidas”, acrescenta o emedebista, que integra a Mesa Diretora da Câmara.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ex-participante de reality show é condenado a 8 anos de prisão

Caleb Kennedy, ex-finalista da 19ª temporada do American Idol, foi condenado a oito anos...

Rodri diz que Vinicius Júnior é ‘um dos melhores do mundo’, mas destaca que ele precisa aprimorar

Rodri, que recentemente conquistou a Bola de Ouro, fez comentários positivos sobre Vinícius Júnior,...

TST mantém demissão por justa causa de dependente químico que recusou tratamento

Agente de operação de uma empresa ferroviária em São Paulo, um homem que pretendia...

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mais para você