InícioEditorialPolítica NacionalTarcísio lança ações para pessoas com autismo e sanciona lei que dá...

Tarcísio lança ações para pessoas com autismo e sanciona lei que dá validade indeterminada para laudos médicos

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou um pacote de ações voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e sancionou a lei que prevê que laudos médicos que atestam o transtorno agora terão uma validade indeterminada. Ainda em fevereiro, o governador havia vetado este projeto de lei com o argumento de que a Secretaria Estadual de Saúde havia dito que a condição poderia ser mutável, ou seja, poderia deixar de existir. O posicionamento foi bastante criticado, o que fez com que o mandatário reconhecesse o erro e voltasse atrás. Na sexta-feira passada, os deputados estaduais derrubaram o veto ao projeto e nesta quinta-feira, 6, a lei foi assinada e sancionada pelo governador. “A gente sente que está no caminho certo e lógico que é um primeiro passo. A gente sabe que tem muito o que caminhar. A gente não quer assinar papel, a gente não quer assinar decreto. A gente quer construir políticas públicas que sejam efetivas. A gente quer que isso daqui tome corpo, tome forma e que São Paulo se torne uma referência na questão do Transtorno do Espectro Autista”, declarou Tarcísio.

Também foi anunciada a criação da carteirinha de identificação para pessoas com autismo, medida que visa beneficiar os cidadãos com atendimento humanizado e prioritário aos serviços oferecidos pelo Estado. A medida é desenvolvida pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Poupatempo do Canindé, na Zona Norte, é o primeiro a oferecer este serviço, que ainda será ampliado. O governo do Estado de São Paulo também prometeu ampliar o número de profissionais especializados no atendimento a crianças e adolescentes autistas nas unidades de ensino. Além disso, o governador também anunciou a capacitação de profissionais de saúde para melhorar o diagnóstico do transtorno: “É importante a gente trabalhar primeiro no diagnóstico precoce, e a gente sabe que se o diagnóstico acontecer o mais rápido possível e a gente encaminhar para o melhor tratamento possível, mais independente vai ser o adulto, mais autônomo vai ser o adulto. O diagnóstico precoce e o tratamento de excelência vão fazer a diferença. Para isso, a gente vai capacitar os profissionais, capacitar a nossa rede e as nossas Unidades Básicas de Saúde vão receber profissionais que vão ser capacitados em dois centros de referência”.

*Com informações da repórter Letícia Miyamoto

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PL não decidiu quem apoiará para comandar Câmara e Senado, diz Valdemar

Presidente do partido de Jair Bolsonaro nega que condiciona apoio a eventual anistia para...

Com mais chuvas, bloqueios aumentam em rodovias do Rio Grande do Sul

O número de trechos com bloqueios parciais ou totais em rodovias estaduais do Rio...

Polícia Federal fecha três garimpos em Terra Indígena Kayapó no Pará

A Polícia Federal fechou três garimpos de ouro clandestinos na região conhecida como “Garimpo...

Bolsonaro tem “evolução”, mas segue sem previsão de alta

Presidente está internado em São Paulo para tratar uma erisipela em sua perna esquerda ...

Mais para você