InícioEditorialPolítica NacionalMinistro da Agricultura diz que o governo federal desistiu do leilão do...

Ministro da Agricultura diz que o governo federal desistiu do leilão do arroz

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu de promover o leilão do arroz, visando controlar os preços do produto em negociação com o agronegócio. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o Palácio do Planalto constatou que os preços estão controlados e agora pretende apenas monitorar a situação. Os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, juntamente com a Conab (Companhia Brasileira de Abastecimento), estão em processo de negociação para a assinatura de um termo de compromisso. O objetivo é garantir o envio de mais produtos em locais com eventual desabastecimento, evitando assim a elevação dos preços. Internamente, membros do governo já se posicionavam contra o leilão, alegando que não havia indícios de escassez de arroz devido às chuvas no Rio Grande do Sul.

O leilão, que foi uma iniciativa do governo Lula após as chuvas no Sul do país, foi duramente criticado pela oposição e pelo agronegócio. Das quatro empresas vencedoras, uma era uma loja de laticínios e outra tinha como sócio um empresário envolvido em casos de propina. O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, foi demitido juntamente com outros membros ligados ao leilão. Geller afirmou que as denúncias foram ampliadas para atingi-lo, pois não teve participação na elaboração do plano.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A ASR Locação de Veículos e Máquinas, com sede em Brasília, foi a segunda menor arrematante do leilão. Seu único sócio, Crispiniano Espindola Wanderley, defendeu a seriedade da empresa, que possui mais de dez anos de experiência. Wanderley também participa de outras empresas de transporte e de um instituto de perícia forense. Em um depoimento, ele mencionou ter pago propina a um deputado federal para fechar um contrato de ônibus com a cooperativa que presidia.

Publicada por Felipe Cerqueira

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Tudo bem corintiano bater em mulher, Lula?”, diz Ciro Nogueira

Senador afirma ser “inaceitável” fala do presidente “perdoando” violência doméstica praticada por torcedores do...

Sem furar bolha da esquerda, Boulos anuncia 8º partido em coligação

São Paulo – Polarizando com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) nestas eleições, o deputado...

Erik Cardoso busca medalha olímpica após quebrar recorde de 35 anos

Principal velocista do Brasil na atualidade, Erik Cardoso é uma das grandes promessas...

Presidente do Conselho da Vale reafirma “lisura” na escolha de novo CEO

Daniel Stieler disse que o cronograma está sendo seguido “rigorosamente”, mas ainda não há...

Mais para você