Depois da estreia no The Voice, no ano passado, Fátima Bernardes experimenta todas as emoções de comandar a versão infantil do reality. Marcado pela emoção, descontração e boas surpresas, o programa tem lugar cativo na programação da emissora e chega à oitava edição neste domingo, às 14h15, com direção de Creso Eduardo Macedo.
Na disputa, estão crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, que passam pelo sonho de seguir nos times de Carlinhos Brown, Iza e Mumuzinho – trio de jurados que está junto pela primeira vez na função.
Confira entrevista com Fátima, que fala sobre a emoção de se deparar com tantos talentos mirins. “O The Voice Kids é um espaço acolhedor, é uma emoção muito grande ver as crianças que vêm até aqui. E também ver o trabalho dos meus três amigos, que é incrível. Ouvir o que eles falam emociona tanto quanto as crianças cantando. É um astral e um entrosamento que parece que esse trio já estava junto há muito tempo”, elogia a nova apresentadora do formato.
O que mais te encanta no The Voice Kids?
É uma emoção muito grande ver as crianças que vêm até aqui. A coragem das crianças de entrarem naquele palco e começarem a subir os degraus para a conquista dos sonhos desde tão novas. E é incrível perceber o quanto essas crianças cantam bem.
O que vê de diferente entre as versões adulta e Kids ?
Os adultos chegam à competição, muitas vezes, com uma carreira já construída; a grande maioria já vive da música, sabe das dificuldades. Já as crianças, estão começando. Creio que seja essa a grande diferença: para muitas, essa é a primeira experiência num palco tão grande. Que seja de muita alegria, de boas memórias e de aprendizado, para que realmente façamos parte da construção da história desse novo artista.
O que há de especial nas audições às cegas?
Para mim, o que há de mais emocionante é ficar ao lado do acompanhante da criança – seja o pai, a mãe, a madrinha… E é uma energia que corre ali… Às vezes ficamos abraçados, ou de mãos dadas – é uma energia muito grande, uma torcida enorme para que aquela criança consiga fazer a melhor apresentação possível.
Tem alguma curiosidade que você possa contar dos primeiros dias de gravação?
Me falaram que isso é comum, mas eu nunca tinha participado de uma edição do The Voice Kids. Às vezes, a emoção é tão grande, que o pai e a mãe chegam a cair no chão quando a criança é aprovada. Eu fiquei muito tocada com isso. É uma tensão tão grande para esses pais e mães, e isso me impressionou bastante.
Se a Fátima da infância pudesse te mandar um recado, qual seria?
Acho que a Fátima criança me diria: ‘vai fundo, siga a sua intuição, sofra um pouquinho menos de ansiedade, que vai dar tudo certo’.
O que você precisou fazer para realizar seus sonhos?
Acredito que o que precisamos fazer para conquistar o nosso lugar, primeiro, é refletir muito sobre o que desejamos; segundo, não desistir, porque as dificuldades vão aparecer. Acho que foi o que eu fiz: aproveitei todas as oportunidades que foram dadas a mim, executei tudo com muita dedicação, desde a mais simples a mais complicada das tarefas.
Obras históricas para download gratuito
Com um acervo precioso, o Instituto Moreira Salles disponibilizou para download gratuito parte de seu acervo fotográfico e iconográfico em domínio público. São cerca de 10 mil obras, entre fotografias, em maior quantidade, gravuras, desenhos e pinturas, produzidas entre o século XVI e as 3 primeiras décadas do século XX por nomes como Marc Ferrez, Georges Leuzinger, Jean-Baptiste Debrete e Johann Moritz Rugendas, entre outros.
Entre os principais temas abordados, estão paisagens naturais e urbanas, expedições, o trabalho forçado de pessoas escravizadas, povos indígenas e manifestações populares e política. Entre as muitas curiosidades, o visitante encontra, por exemplo, as fotos que Flávio de Barrosfez em Canudos logo após o massacre. Ou a série de José Medeiros sobre cerimômias do candomblé da Bahia nos anos 50.
As imagens podem ser baixadas a partir do acervo online do IMS (ims.com.br/acervos). É importante ressaltar a necessidade de colocar créditos nas imagens, citando o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles.
José Medeiros fotografou cerimônias do candomblé na Bahia nos anos 50 (Foto: Acervo Instituto Moreira Salles)
|
Diversão no fim de semana
Recital de Páscoa no Parque – Quem ainda não conhece o Parque do Queimado, sede do projeto Neojiba, na Liberdade, pode aproveitar para conferir a edição do Domingo no Parque desta semana, que traz o Recital de Páscoa. A apresentação será às 11h, com presença do maestro italiano Edoardo Rosadini e de integrantes e artistas multiplicadores do Neojiba. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos no Sympla ou pessoalmente no local.
Matinê no Metha Glauber Rocha – Programa ideal para quem quer quer começar o domingo com um cineminha e pagando pouco: a matinê do Cine Metha Glauber Rocha oferece dois bons títulos nesta edição: os elogiados John Wick 4 : Baba Yaga e A Baleia. O primeiro traz o astro Keanu Reeves no papel de um assassino aposentado que volta a atuar; e o segundo garantiu ao ator Brendan Fraser o Oscar de Melhor ator este ano. Sessões às 10h30,
com ingressos a R$ 5.
O maestro italiano Edoardo Rosadini se apresenta no parque do Queimado (Foto: Clara Ribeiro:Divulgação) |