InícioEditorialPolítica NacionalGovernador de São Paulo contrata estudos para deixar todas as linhas da...

Governador de São Paulo contrata estudos para deixar todas as linhas da CPTM com a iniciativa privada

Tarcísio de Freitas avalia transferir a gestão das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e 14-Ônix para concessionárias de mobilidade urbana, fazendo com que todos os trechos deixem de ser geridos pelo Estado

Divulgação/Secretaria Estadual de Transportes

Duas linhas da CPTM já estão geridas pela iniciativa privada

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta segunda-feira, 10, a contratação de estudos de análise da concessão de linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a iniciativa privada. O projeto contempla as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e 14-Ônix, sendo a última ainda em construção. “O estudo para a concessão das linhas remanescentes da CPTM é um passo importante. O compromisso nosso é ter um transporte público de qualidade”, afirmou o governador. Caso as operações citadas sejam concedidas ao setor privado, todas as linhas da CPTM deixarão de ser geridas pelo Estado. Outros trechos já contam com editais de concessão, como é o caso da Linha 7-Rubi. Além disso, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda já são operadas pela iniciativa privada, com a gestão da concessionária ViaMobilidade. Contudo, os planos de privatização das linhas da CPTM ocorrem em meio a um conflito entre o Estado e o Ministério Público de São Paulo (MPSP). O órgão sustenta que a ViaMobilidade não é capaz de fazer a gestão das linhas, uma vez que desde que assumiu a operação, houve diversos episódios de descarrilamentos de trens. Por isso, o MPSP deve dar entrada em uma ação na Justiça para suspender o contrato de concessão.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

14 ministros de Lula se manifestam contra PL “antiaborto”

Integrantes do governo veem “ataques” aos direitos das mulheres; Lula disse que punir mulheres...

Mais de 80 prefeitos eleitos em 2020 morreram antes de acabar mandato

Ao menos 82 prefeitos morreram antes do fim do mandato. Eleitos em 2020, os...

Quem escolhe candidato do PL em 2026 é o Bolsonaro, diz Valdemar

Peça publicitária tem presidente do partido dizendo que ex-presidente “tem os votos” e que...

Milhares protestam contra crescimento da extrema direita na França

Milhares de pessoas participaram de manifestações neste sábado (15/6), na França, contra o crescimento...

Mais para você