InícioEditorialPolítica NacionalProfessores de universidades estaduais paralisam nesta quarta (12)

Professores de universidades estaduais paralisam nesta quarta (12)

Pelo menos 26 mil alunos das universidades estaduais da Bahia devem ficar sem aulas nesta quarta-feira (12). Isto porque, os professores das quatro instituições mantidas pelo estado, paralisarão as atividades acadêmicas e realizarão uma mobilização na Praça do Campo Grande, em Salvador, às 9h30. 

A paralisação é parte da luta da categoria por reajuste salarial e abertura da mesa de negociação com o Governo do Estado. Segundo o Fórum das Associações Docentes (ADs), todos os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), vão aderir ao movimento.

Com isso, devem ficar sem aulas, 9,3 mil estudantes da Uefs, 7,7 mil da Uesb e mais 9,5 da Uesc. A Uneb não informou o número de alunos matriculados na instituição até a publicação desta matéria.

Os professores pretendem chamar a atenção do governo e dialogar com a sociedade sobre as perdas salariais que a categoria enfrenta nos últimos oito anos. Na avaliação das Associações Docentes, a política estadual de desvalorização do trabalho dos professores nas universidades estaduais têm prejudicado o fortalecimento do ensino superior público baiano e colocado esses profissionais em posições cada vez mais precarizadas.

Entenda

A categoria reitera que, nacionalmente, o Governo do Presidente Lula instituiu a mesa de negociação com os sindicatos do funcionalismo público federal e reajustou o salário de todo o serviço público em 9%, com acréscimo de R$ 200 no auxílio alimentação. O governador Jerônimo se mantém em silêncio sobre o reajuste para o conjunto dos servidores públicos baianos. 

Ainda segundo os professores, as Associações Docentes tentam diálogo com o governo estadual para tratar o tema do reajuste salarial. Contudo, apesar de algumas reuniões informais para apresentação da pauta, a mesa de negociação ainda não foi instalada. 

Em 2023, houve reajuste salarial apenas para o alto escalão do serviço público da Bahia. Os percentuais de reajustes aprovados pelo Governo do Estado foram de 48,5% para o governador, vice-governador e secretários; 16% para deputados estaduais e mais de 5,99% para procuradores e promotores. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

A quem Sérgio Moro deve o mandato depois de absolvido pela justiça

Às claras, foi Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, quem procurou ministros do Tribunal...

Defesa pede que motorista do Porsche aguarde julgamento em liberdade

A defesa de Fernando Sastre de Andrade Filho, pediu a revogação da medida liminar...

Dívidas de vítimas das chuvas do RS são suspensas por 6 meses

A decisão da procuradoria-Geral do Estado foi publicada no “Diário Oficial” desta 4ª feira...

Torre do PCC e defesa de Deolane: quem era traficante morto pela Rota

São Paulo – Márcio Silva de Oliveira, o Fatiole, de 40 anos, que morreu...

Mais para você