InícioEditorialPolítica NacionalPlenário da Câmara aprova derrubada de mudanças do governo no marco do...

Plenário da Câmara aprova derrubada de mudanças do governo no marco do saneamento

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou em sessão nesta quarta-feira, 3, o projeto de decreto legislativo (PDL) que suspende a regulamentação do Marco Legal do Saneamento Básico . Por 295 votos a favor, 136 contra e uma abstenção, a derrubada do decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que alterava a legislação sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, mostrou uma derrota do governo.

O PDL foi colocado em pauta de última hora a pedido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sem aviso prévio ao governo, que esperava mais um prazo para convencer os parlamentares a favor do seu decreto, publicado em 5 de abril, que muda regras de saneamento no país. A proposta do governo desagradou parte do Congresso Nacional que já havia aprovado legislação universalizando o serviço de saneamento no país até 2023. Na justificativa para suspender os atos do Executivo, o PDL afirma que o decreto põe em risco a execução do marco regulatório legal, que inclui o tratamento e coleta de esgoto e acesso à água potável, por exemplo.

Entre as mudanças previstas pelo decreto estão permitir a contratação de estatais sem licitação e flexibilizar as exigências financeiras para que as atuais empresas prestadoras dos serviços pudessem ser avaliadas.

Antes de ser aprovado, o projeto que suspendeu o decreto foi alvo de críticas de oposicionistas durante a discussão no plenário. “O governo atual está preocupado para poder ajudar os seus”, criticou a deputada federal Bia Kicis (PL-DF). “Já passou da hora esse decreto absurdo. Não tem razão de existir, a não ser beneficiar aliados de estatais”, disse a deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP). Aliados do governo acusaram o PDL de ser um “ataque” às agências públicas de saneamento.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Sports Summit movimenta indústria do esporte em São Paulo

Maior evento B2B do esporte trouxe muito conteúdo e novidades ao segmento O Sports Summit...

Nelson Barbudo deve assumir vaga de Amália Barros na Câmara

Em mandato anterior, deputado atuou em causas ligadas ao agronegócio e caça esportiva ...

Irmão de Marília Mendonça defende Murilo Huff após críticas na web

Murilo Huff foi criticado na internet após não publicar uma mensagem de Dia das...

Mais para você