InícioEditorialPolítica NacionalNísia é pressionada a trocar ‘número dois’ do Ministério da Saúde

Nísia é pressionada a trocar ‘número dois’ do Ministério da Saúde

Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados

A ministra da Saúde, Nísia Trindade 21 de março de 2024 | 17:40

Na mira do Centrão e com a gestão criticada até pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, tem sido pressionada a trocar seu secretário executivo, Swedenberger Barbosa. Até dentro do PT há reclamações de que ele não tem apresentado habilidade política para lidar com a pressão de deputados e senadores, interessado nas emendas parlamentares da pasta.

Conhecido como “Berger”, Swedenberger Barbosa, porém, tem força no PT e é uma indicação direta do próprio Lula. O “número dois” de Nísia foi assessor especial do presidente em seu segundo governo. Antes disso, trabalhou como secretário executivo de José Dirceu na Casa Civil no primeiro governo Lula. Ou seja, apenas o próprio presidente poderia deliberar sobre a exoneração de Berger.

No Palácio do Planalto, a avaliação é que melhorias na área da saúde poderá melhorar a popularidade do governo, hoje em queda.

Enfrentamento à dengue amplia fritura da equipe do Ministério

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, também sofre com o fogo amigo pela gestão da crise da dengue. Na reunião ministerial da última segunda-feira, 18, Lula cobrou Nísia Trindade por uma resposta rápida à doença e ao abandono dos hospitais federais no Rio. No mesmo dia, ela demitiu o secretário de Atenção Especializada, Helvécio Magalhães.

Para aliados do governo, um freio de arrumação na pasta o quanto antes será fundamental para reduzir a artilharia sobre Nísia Trindade. Se deixar para depois, alertam esses interlocutores, o “custo” da pacificação pode subir e a abertura de espaço para o Centrão se tornaria inevitável.

Eduardo Gayer/Estadão

Comentários

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dia Mundial da Educação: A educação no Brasil tem jeito?

O Dia Mundial da Educação é comemorado 28 de abril. A celebração desta data...

Câmara exclui vídeo da participação de Felipe Neto em debate

Na ocasião, o influenciador digital se referiu ao presidente da Casa Baixa, Arthur Lira,...

Dino marca conciliação em caso de calúnia de Kajuru contra Gilmar

O ministro Flávio Dino, do STF, marcou para 29 de maio uma audiência de...

Wikipedia pode derrubar página de pré-candidata do Novo a SP pela 3ª vez

Enciclopédia digital diz que biografia de Marina Helena não atende a critérios de relevância;...

Mais para você