InícioNotíciasPolíticaVice do PT prospecta negócios em Cuba com (e para) amigos

Vice do PT prospecta negócios em Cuba com (e para) amigos

No fim de abril, o deputado federal Washington Quaquá (RJ), vice-presidente nacional do PT, embarcou rumo Cuba pela segunda vez em menos de seis meses.

Em dezembro, ele foi à ilha acompanhado de um grupo de correligionários comemorar a própria vitória nas urnas.

Agora a viagem foi oficial, custeada pela Câmara dos Deputados, na companhia de outros três parlamentares e de empresários amigos.

Mas Quaquá aproveitou a oportunidade para, segundo ele mesmo, prospectar negócios — e prospectar negócios, diga-se, com potencial de beneficiar empresários conhecidos e lhe render dividendos políticos em seu reduto eleitoral, o município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Organizador da missão, o vice-presidente do PT assume de viva-voz a intenção: “A gente foi identificar uma série de oportunidades que tem lá e vamos começar a prospectar gente para fazer investimento lá”.

A questão é quem serão os escolhidos para a empreitada — e como se dará a escolha. Indagado sobre isso, Quaquá faz mistério.

Ele se recusou a dizer, por exemplo, os nomes de empresários do Rio de Janeiro que foram convidados para missão.

“O porto de Mariel ali é uma porta de entrada importante para todo o Caribe”, disse o deputado, referindo-se ao porto cubano que nos governos do PT recebeu investimentos milionários do BNDES que até hoje não foram quitados.

A coluna apurou que um dos negócios costurados pelo vice-presidente petista com o governo cubano foi um acordo de cooperação entre a estatal cubana de biotecnologia, a BioCubaFarma, e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá.

Viagem Quaquá Cuba

Washington Quaquá e comitiva no Capitólio, prédio icônico de HavanaReprodução/Redes sociais

Viagem Quaquá Cuba

O grupo encontrou autoridades de CubaReprodução/Redes sociais

Viagem Quaquá Cuba

A missão oficial durou do dia 1º ao dia 5 de maioReprodução/Redes sociais

Viagem Quaquá Cuba

Quaquá e o filho, Diego Zeidan, vice-prefeito de Maricá e secretário de Eduardo Paes, com deputada cubanaReprodução/Redes sociais

Viagem Quaquá Cuba

O grupo encontrou o ator e militante José de Abreu, que estava em Cuba para gravar um filme

O município fluminense, repita-se, é a base eleitoral do deputado, cujo filho, Diego Zeidan, é vice-prefeito. Zeidan, que também estava na viagem, se licenciou do cargo para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Solidário na administração de Eduardo Paes, na cidade do Rio de Janeiro.

O acordo prevê o desenvolvimento e a produção, em Maricá, de uma vacina para diabéticos que ajuda em processos de cicatrização e evita casos de amputação. Uma empresa privada brasileira já foi escolhida para participar do negócio.

Só que, curiosamente, Quaquá diz que não pode dizer que empresa é essa. “O nome não pode ser dito, porque tem confidencialidade”, afirma o deputado e vice-presidente do PT.

Na viagem de dezembro, Quaquá encontrou em Havana o ex-ministro José Dirceu, sabidamente dono de ótimas relações com a ditadura que há décadas comanda a ilha.

A missão de agora, capitaneada pelo vice-presidente petista, contou com os deputados federais Dimas Gadelha (PT), Juninho do Pneu (União Brasil) e Ricardo Abrão (União Brasil), todos do Rio.

Abrão tem empresas no Brasil na área de combustíveis, e declarou possuir R$ 21,9  milhões em bens nas últimas eleições.

Também fez parte da comitiva um assessor do filho de Quaquá que dirigiu o PT do Rio e aparece em registros oficiais como ex-sócio de uma construtora.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Relembre as mortes de 3 estrelas de Corpo Dourado, da Globo

Reprodução 1 de 1 Foto colorida do falecido ator Sebastião Vasconcelos, que atuou em...

Estudo da USP revela que cerrado brasileiro passa por seca sem precedentes nos últimos 700 anos

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e publicado na...

Raiva por juros e alegria pelo PIB: os “Divertida Mente” de Lula

Em 1 ano e meio de governo, volta do petista ao Planalto tem ansiedade...

Mais para você