InícioEditorial'Racismo não é provocação, é crime', afirma capitão do Vitória

‘Racismo não é provocação, é crime’, afirma capitão do Vitória

Capitão do Vitória, o lateral direito Zeca condenou os ataques racistas sofridos pelo atacante brasileiro Vini Jr. durante o Campeonato Espanhol. “É lamentável isso, não pode acontecer no mundo que a gente vive. Sobre as provocações, é saber até que ponto vai a provocação. Tem que ter respeito, porque provocar não é xingar. O racismo não é provocação, é crime”, disse o defensor rubro-negro.

No último domingo (21), parte da torcida do Valencia, que enfrentou e venceu o Real Madrid por 1×0, gritou insultos racistas direcionados ao jogador brasileiro no segundo tempo da partida. No estádio Mestalla, os torcedores gritaram repetidas vezes “mono” (macaco) em direção a Vini Jr.

“Isso não tem lógica e ainda acontecer em uma liga tão grande no mundo como é a LaLiga. Tem que acabar isso e tem que haver punição, para torcedor e atletas”, pregou Zeca durante a entrevista coletiva concedida na Toca do Leão, na tarde de segunda-feira (22).

“Quem sou eu para falar isso, porque a gente não sabe o que ele deve estar passando agora. O que eu posso falar aqui é desejar tudo de bom para ele e para ele se sentir abraçado pelo time do Vitória, por Salvador e pela Bahia, tenho certeza disso”, solidarizou-se o lateral direito. 

“Ele é um cara muito alegre e tem um futebol alegre, sempre para cima. Tem aquele negócio dele fazer gol e provocar, mas isso é normal do futebol. A provocação dele está sendo nas danças dele, ele não quer insultar alguém, ele tá fazendo a alegria dele. Será que está tirando a paciência só porque ele é negro? E se fosse um branco dançando, alguém faria alguma coisa? Eu acho que tem que ter punição nisso, é um moleque muito novo que tá brilhando no futebol, tem que ter essa blindagem nele e na família para que não aconteça mais”, finalizou Zeca.

No Instagram, o Vitória também se posicionou sobre o assunto: “O Esporte Clube Vitória se solidariza com Vini Jr. após os atos racistas sofridos pelo atleta. Esperamos soluções para que o jogador volte a jogar com alegria e sem repetições desses casos, que não são isolados”, postou a conta oficial do clube.  

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PL não decidiu quem apoiará para comandar Câmara e Senado, diz Valdemar

Presidente do partido de Jair Bolsonaro nega que condiciona apoio a eventual anistia para...

Com mais chuvas, bloqueios aumentam em rodovias do Rio Grande do Sul

O número de trechos com bloqueios parciais ou totais em rodovias estaduais do Rio...

Polícia Federal fecha três garimpos em Terra Indígena Kayapó no Pará

A Polícia Federal fechou três garimpos de ouro clandestinos na região conhecida como “Garimpo...

Bolsonaro tem “evolução”, mas segue sem previsão de alta

Presidente está internado em São Paulo para tratar uma erisipela em sua perna esquerda ...

Mais para você