InícioEditorialPolítica NacionalRosa Weber agenda julgamento para analisar decisão de Toffoli sobre vaga de...

Rosa Weber agenda julgamento para analisar decisão de Toffoli sobre vaga de Deltan

Ex-procurador teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral; ministro da Suprema Corte definiu que o ex-deputado Luiz Carlos Hauly seria o substituto

Nelson Jr./SCO/STF

Ministra Rosa Weber é a atual presidente do Supremo Tribunal Federal

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, agendou o julgamento que ocorrerá no plenário virtual que irá analisar a determinação do ministro Dias Toffoli sobre o nome que irá substituir Deltan Dallagnol (Podemos-PR) como deputado federal na Câmara. No sistema eletrônico, os magistrados irão julgar a decisão de Toffoli que definiu Luiz Carlos Hauly (Podemos) como sucessor do ex-procurador da Lava Jato na Casa Legislativa. Os ministros poderão depositar seus votos no plenário virtual na sexta-feira, 9, com término da sessão agendada para o mesmo dia, às 23h59. Cassado em 16 de maio com base na Lei da Ficha Limpa, Deltan deixou a Câmara dos Deputados após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entender que Dallagnol cometeu fraude eleitoral ao solicitar desligamento do Ministério Público Federal (MPF), em novembro de 2021, para escapar de eventuais punições e burlar a Lei da Ficha Limpa. Após a determinação judicial, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), repassou a vaga para um candidato do PL. No entanto, o Podemos recorreu da decisão e solicitou que o sucessor fosse o ex-deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos) – segundo candidato mais votado do Estado. Após a decisão ir ao STF, Toffoli reverteu a decisão, suspendeu a posse do pastor Itamar Paim (PL) e determinou a “imediata diplomação” de Hauly. No entendimento do magistrado, retirar a vaga do Podemos poderia enfraquecer o sistema proporcional ao afastar a representatividade do partido.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ex-participante de reality show é condenado a 8 anos de prisão

Caleb Kennedy, ex-finalista da 19ª temporada do American Idol, foi condenado a oito anos...

Rodri diz que Vinicius Júnior é ‘um dos melhores do mundo’, mas destaca que ele precisa aprimorar

Rodri, que recentemente conquistou a Bola de Ouro, fez comentários positivos sobre Vinícius Júnior,...

TST mantém demissão por justa causa de dependente químico que recusou tratamento

Agente de operação de uma empresa ferroviária em São Paulo, um homem que pretendia...

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mais para você