InícioEditorialPolítica NacionalCPMI do 8 de Janeiro ouve ex-comandante da PM do DF nesta...

CPMI do 8 de Janeiro ouve ex-comandante da PM do DF nesta segunda-feira

Na terça-feira, 27, é a vez do ex-subchefe do Estado Maior do Exército Brasileiro, coronel Jean Lawand Júnior, prestar depoimento ao colegiado

Reprodução/Polícia Militar do Distrito Federal

Jorge Eduardo Naime está preso desde fevereiro, alvo da Operação Lesa Pátria

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro ouve nesta segunda-feira, 26, a partir das 14 horas, o depoimento do ex-comandante do Departamento de Operações da Polícia Militar (PM) do Distrito Federal (DF), coronel Jorge Eduardo Naime, sobre a tentativa de invasão da sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, em 12 de dezembro de 2022. Naime será ouvido pelos integrantes do colegiado na condição de testemunha, ou seja, é obrigado a falar a verdade e pode, inclusive, ser preso se mentir. O ex-chefe da PM do DF está preventivamente preso desde 7 de fevereiro, alvo da quinta fase da Operação Lesa Pátria. Ele é um dos policiais investigados pela conduta no dia 8 de Janeiro. Como mostrou a Jovem Pan neste domingo, 25, a defesa de Naime pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que ele não seja obrigado a prestar depoimento à CPMI do 8 de Janeiro. Os advogados que o representam protocolaram um habeas corpus na Corte pedindo que o militar possa ficar em silêncio, caso decida comparecer, e ser assistido pelos representantes. “Inequívoca a condição na qual Naime será ouvido na CPMI, é devido ao paciente o direito ao silêncio durante a sessão, respaldado na garantia constitucional da não autoincriminação”, diz um trecho do pedido, que será relatado pelo ministro Alexandre de Moraes. Além de Naime, a CPMI do 8 de Janeiro ouve, porém, na terça-feira, 27, às 9 horas, o ex-subchefe do Estado Maior do Exército Brasileiro, coronel Jean Lawand Júnior. O militar aparece em mensagens periciadas pela PF, no celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro. Nas conversas, Lawand Júnior pede “pelo amor de Deus” que algo fosse feito em relação ao resultado das eleições de 2022.

*Com informações do repórter André Anelli.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Passaportes mais valiosos de 2024: Brasil surpreende

Os resultados do Henley Passport Index 2024 foram publicados, listando os passaportes mais poderosos...

Fachin afirma que as acusações de golpe são reais e graves, mas “a democracia brasileira é maior que isso tudo”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin afirmou, nesta sexta-feira, em...

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?

Já pensou como seria o gosto do luxo? Bem, teria um 'sabor' muito caro....

Ex-vice-presidente da Caixa é demitido por assédio sexual e moral

Antônio Carlos Ferreira de Sousa, que atuou como vice-presidente da Caixa Econômica Federal, foi...

Mais para você