InícioEditorialPolítica NacionalTebet defende que Campos Neto se explique no Senado se juros não...

Tebet defende que Campos Neto se explique no Senado se juros não caírem em agosto

Comissão no Senado aprovou requerimentos pedindo a presença do presidente do Banco Central

ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Smone Tebet colocou pressão na diretoria do Banco Central

A ministra do Planejamento e Gestão, Simone Tebet, defendeu nesta terça-feira, 27 que, se não houver redução na taxa de juros Selic em agosto, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, seja convocado para dar explicações ao Senado. Na última quarta-feira, 22, o Conselho Monetário Nacional (Copom), órgão vinculado ao BC, manteve pela sétima vez seguida a Selic em 13,75%. Tebet foi questionada por jornalistas se o Senado deverá tomar medidas em relação à legislação que estabelece a autonomia do Banco Central caso o Copom não reveja sua posição na próxima reunião. “Eu um caso desse, sem dúvida nenhuma, convocaria o presidente do Banco Central, mas acredito que não vai ser necessário”, disse a ministra, após evento no Palácio do Planalto.

Mais cedo, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou requerimento para que Campos Neto seja convidado a prestar esclarecimentos sobre a taxa básica de juros. Quatro pedidos com o mesmo teor foram aprovados pela comissão nesta terça-feira, 27, de autoria dos senadores Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), Ciro Nogueira (PP-PI), Rogerio Marinho (PL-RN) e Plínio Valério (PSDB-AM). Campos Neto já esteve na CAE em 25 de abril, quando defendeu a autonomia do Banco Central e a política monetária adotada pelo BC. Também nesta terça, ata divulgada pelo Comitê de Política Monetária do BC (Copom) abriu a possibilidade de redução dos juros em agosto, condicionada à redução da inflação. Ainda durante a manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar Campos Neto pelos juros altos. “Tem um cidadão no Banco Central, que a gente não sabe quem pôs ele lá, que traz um juro de 13,75%”, disse Lula, em live semanal transmitida em suas redes sociais.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

MPF anuncia julgamento de ex-PRFs pela morte de Genivaldo Santos

O Ministério Público Federal (MPF) dará início, na próxima terça-feira (26/11), ao julgamento de...

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?

Celebridades que enfrentam problemas com a justiça não são uma novidade. Mas, além de...

Colo-Colo anuncia mais 5 contratações para próxima temporada

O Colo-Colo, nesta sexta-feira (22), anunciou a contratação de mais 5 jogadores para compor...

China apresenta ‘porta-avião de drones’ e outras armas em desfile militar

A eleição de Donald Trump promete intensificar ainda mais as disputas entre Estados Unidos...

Mais para você