InícioNotíciasPolíticaManifestantes protestam contra a polícia após morte de jovem na França

Manifestantes protestam contra a polícia após morte de jovem na França

A morte de um adolescente de 17 anos, baleado por um policial durante uma parada de trânsito na terça-feira (27/6), provocou uma onda de protestos em Nanterre, subúrbio do oeste de Paris, França. Em um dos vídeos que circulam pela internet, manifestantes soltam fogos de artifício contra a polícia.

O ministro do Interior, Gérald Darmanin, informou que 31 pessoas foram presas durante os confrontos em que cerca de 40 carros foram incendiados na noite de terça. Ele acrescentou a mobilização de 2 mil agentes para lidar com qualquer nova violência nesta quarta-feira (28/6).

Imagens que circulam nas redes sociais mostram momento em que manifestantes soltam fogos de artifício e atiram pedras na direção da tropa de choque da polícia, que disparou gás lacrimogênio contra a multidão.

Veja confronto com fogos de artifício:

A onda de protestos começou após a confirmação da morte de um adolescente de 17 anos, vítima de uma suposta violência policial. Identificado apenas como Naël M., o jovem foi parado por dois policiais na terça por infrigir leis de trânsito.

Naël, 17 anos, foi parado por dois policiais na terça por infrigir leis de trânsito e morreu após ser atingido por um tiro Uma versão inicial da polícia alega que o agente atirou no jovem depois dele avançar com o carro em direção aos policiais. No entanto, essa declaração foi desmentida após uma filmagem mostrar os dois policiais ao lado do carro, que estava parado, apontando uma arma para o motorista.

Nesse vídeo, é possível escutar uma voz: “Você vai levar uma bala na cabeça”. Momentos depois, o policial parece atirar à queima-roupa no adolescente. Após o disparo o carro avança um pouco antes de bater. Naël não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O autor dos disparos é um policial de 38 anos. No momento, ele está sob investigação por homicídio culposo. Darmanin afirmou que o policial foi preso para esclarecer as circunstâncias da “tragédia”.

A promotoria abriu, nessa terça, uma investigação contra o policial e a Inspeção-Geral da Polícia Nacional (IGPN) da França também deve apurar o incidente.

Insatisfação nacional O atacante do Paris Saint-Germain Kylian Mbappé escreveu nas redes sociais que a morte do adolescente é “uma situação inaceitável”. “Todos os meus pensamentos vão para a família e entes queridos de Naël, este anjinho que partiu cedo demais”, lamentou Mbappé.

O ator Omar Sy também lamentou a morte do adolescente Naël. “Espero que a justiça digna desse nome honre a memória desta criança”, escreveu no Twitter.

A líder do Partido Verde, Marine Tondelier, disse em entrevista que o “problema do racismo na polícia” terá que ser abordado com seriedade pela sociedade francesa. “Nem toda polícia é racista. Mas nem todo mundo é morto por não obedecer”, declarou.

Em nota, o partido disse que a morte de Naël não é um “caso isolado”. Eles relatam que “estamos vendo um aumento desses casos, visando pessoas racializadas”.

Pedido de calma O presidente da França, Emmanuel Macron, disse, nesta quarta, que a população precisa nesse momento de “respeito e calma”. “Compartilhamos a emoção e a dor da família e entes queridos do jovem Naël. Quero transmitir-lhes a nossa solidariedade e o carinho da Nação”, escreveu no Twitter.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

Consumir açúcar em excesso, mesmo que involuntariamente ao ingerir alimentos com açúcares escondidos em...

Santa Catarina registra a menor taxa de desemprego em 10 anos

Segundo dados da PNADC Trimestral divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (22), a taxa de...

Entenda por que as relações comerciais entre China e Brasil estão cada vez mais prósperas

No rastro do G20, o estreitamento de laços e a ampliação nas relações comerciais com...

Após inquérito, OAB e juízes federais falam em defesa da democracia

Dias após a revelação de indícios de um plano para a execução de membro...

Mais para você