InícioEditorialPolítica NacionalGoverno quer construir 2 milhões de casas populares até 2026, diz ministro...

Governo quer construir 2 milhões de casas populares até 2026, diz ministro das Cidades

Jader Filho declarou neste domingo. 23, que as novas regras do Minha Casa, Minha Vida têm potencial de impulsionar o programa nas regiões Norte e Nordeste

Reprodução/TV Brasil

Ministro das Cidades, Jader Filho, falou sobre o Minha Casa, Minha Vida em entrevista no último domingo, 23

De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, as mudanças nas regras do programa Minha Casa, Minha Vida, que reduzem os juros e aumentam o subsídio para a aquisição de imóveis, devem contribuir para que seja alcançada a meta de contratar 2 milhões de moradias até 2026. As novas determinações do programa foram sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 13 de julho. O ministro destacou que as alterações foram resultado de muitas conversas com as prefeituras, investidores do programa e a sociedade civil: “Algumas regiões do país não estavam respondendo ao FGTS, como por exemplo as regiões norte Norte e Nordeste. O FGTS estava performando muito bem na região Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A partir de diálogos e conversas nós pudemos identificar quais os problemas e porque não estava funcionando. Identificamos que o principal problema era a questão da entrada. Essa regiões precisavam ter um ajuste maior na questão da entrada”.

“Com isso, nós ampliamos a entrada de R$ 47,5 mil para um limite de R$ 55 mil (…) Também diminuímos a taxa de juros, na região Norte e Nordeste ela sai de 4,35% para 4%, e nas outras regiões de 4,5% para 4,25%. É a menor taxa de juros da história do FGTS”, declarou Jader Filho em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil. Outra novidade é que as habitações serão construídas em locais mais próximos de centros urbanos e de aparatos sociais, como escolas, creches e postos de saúde. De acordo com o ministro, essa determinação pode gerar mais renda e emprego no país.

*Com informações da repórter Beatriz Manfredini

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TST mantém demissão por justa causa de dependente químico que recusou tratamento

Agente de operação de uma empresa ferroviária em São Paulo, um homem que pretendia...

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha internada em hospital

Uma mulher foi baleada dentro de um carro, no momento em que voltava da...

Detran-Ba institui Comitê permanente de gênero, raça, diversidade e inclusão

No mês da consciência negra, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) estabeleceu, por meio...

Mais para você